As pessoas gostam tanto de filmes, porque eles contam histórias. Não qualquer história, mas aquelas que nos fazem lembrar de nós mesmos e nos ajudam a confrontar nossos próprios medos, fantasmas, desafios. Os personagens e situações nos trazem à mente situações de nossa própria vida. A identificação e a representatividade é um dos principais motivos pelos quais gostamos de um filme. Nos ver representados é quase uma terapia, que nos ajuda a olhar para dentro e ver onde precisamos consertar. Aqui estão alguns filmes disponíveis na Netflix que vão te auxiliar a se reconectar consigo mesmo. Destaques para “A Caminho do Verão”, de 2022, de Sofia Alvarez; “Laços de Afeto”, de 2022, de Marco Simon Puccioni; e “Não Devíamos ter Crescido”, de 2021, de Yoshihiro Mori. Os títulos estão disponíveis na Netflix e organizados de acordo com o ano de lançamento. Eles não possuem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Auden West é uma estudante exemplar e filha de acadêmicos. Ela se formou no ensino médio e quer passar um verão despreocupado em Colby, antes de partir para a faculdade. Apesar das objeções de sua mãe, ela deseja passar um tempo próxima do pai ausente, sempre trancado em seu escritório trabalhando. Ele tem um outro filho de seu novo casamento e mora em Colby. Ao chegar lá, Auden não se dá bem com as funcionárias adolescentes de sua madrasta e se sente uma pária. Quando conhece o tímido Eli, de cabelos encaracolados, os dois se aproximam e começam a tirar um ao outro de dentro de suas conchas.
Nos anos 1990, Sato é um jovem que tem sua vida impactada quando conhece a peculiar Kaori. A garota o faz descobrir as alegrias de ter um espírito livre e excêntrico. Sato passa a buscar incessantemente pelo incomum, classificando todos os acontecimentos triviais da vida cotidiana como sem sentido. Após anos distantes, eles se reconectam pelas redes sociais. Vendo que Kaori abraçou a normalidade da vida, Sato se torna uma pessoa desesperada por encontrar significado e propósito na vida.
Após a morte de seu marido, Miranda Wells enfrenta dificuldades financeiras para cuidar de seus três filhos sozinha. Ela trabalha em um mercado de peixes em New Orleans e faz o possível para que as crianças sejam felizes. Quando Bray Johnson chega à cidade oferecendo ajuda para os problemas mais urgentes de Miranda, como consertar o para-choque quebrado de seu carro ou o telhado atingido por uma árvore durante a tempestade, sua presença se torna uma dádiva. Johnson carrega um consigo um envelope lacrado com cera vermelha destinado à Miranda e que terá seu intuito revelado.
Do mesmo roteirista de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, o enredo narra a história de Naoufel, um jovem apaixonado por Gabrielle. À medida em que o romance é contado, uma mão decepada escapa de um laboratório de dissecação e sai pelas ruas de Paris à procura de seu corpo. Enquanto vagueia pela cidade, se recorda dos tempos em que fazia parte do organismo de um rapaz em busca do amor.
Liu acaba de perder o marido e descobre que o beneficiário do seguro de vida do falecido é um amante de longa data, Jay. Em um ato de rebeldia, o filho adolescente de Liu, Song, decide sair de casa e se hospedar na casa de Jay para tentar compreender melhor seu pai. O filme acompanha esses três personagens enquanto eles se reconciliam com a perda do homem que amavam e a bagunça que ele deixou para trás.
Ambientado no verão de 1983, no norte da Itália, o filme percorre semanas ensolaradas nas quais o mundo de Elio é transformado. Arrogante e sofisticado, embora transpareça uma ingênua insegurança, Elio e seus pais não convencionais se preparam para receber Oliver, um aluno de pós-graduação que irá trabalhar durante o verão com o pai do adolescente, que é professor. Bonito e confiante, a forma como Oliver preenche os ambientes por onde passa deixa Elio completamente apaixonado.
Jim retorna à sua cidade natal para morar na casa de sua recém-falecida mãe. Além do luto, ele atravessa outros problemas pessoais. Sua namorada do colégio, Amanda, também está de volta para cuidar de sua irmã grávida. Os dois se encontram no supermercado e concordam em tomar um café. Na casa da infância de Jim, eles encontram velhas cartas de amor e fitas cassetes que gravaram juntos, trazendo de volta as memórias do passado.
Beto é um homem solitário, que trabalha como guarda florestal em um parque nacional, cercado pelo mar, leões marinhos e orcas. Lola é mãe de Tristán, um garoto autista que não demonstra entusiasmo com nada. Ao ver Beto em um documentário, Tristán reage positivamente e Lola resolve levá-lo para conhecer o guarda pessoalmente, esperando que o contato com as orcas ajude o garoto a encontrar suas emoções.