Livros

10 livros para salvar 2019

10 livros para salvar 2019

Em poucos dias, 2019 já nos mostrou que não veio em missão de paz. Passaram-se poucos dias, mas muitas tragédias aconteceram e criaram um clima de tristeza e desesperança em toda a nação brasileira. Para ajudar nossos leitores a fazerem de 2019 um ano melhor, a Revista Bula reuniu em uma lista dez livros que falam de superação e abordam temas importantes do cotidiano.

50 livros para ler em 2019

50 livros para ler em 2019

Listas de leitura são penelopianas. Porque são feitas e, no decorrer do ano, desfeitas. Quando um livro interessável é lançado, no Brasil ou no exterior, os olhos coçam e as mãos começam a sacar a carteira do bolso. Então, como possivelmente as de outras pessoas, a minha lista para 2019 é provisória.

10 livros para encontrar o sentido da vida

10 livros para encontrar o sentido da vida

Os livros são capazes de transformar a vida das pessoas. Algumas histórias abordam temas universais, como a morte, o amor e as incertezas; e são capazes de tocar o espírito humano. Partindo desse princípio, a Revista Bula reuniu em uma lista dez livros que podem mudar o sentido da vida. As obras foram selecionadas por meio de uma consulta com bibliófilos e leitores da Bula.

O Amós Oz que vai ficar na história da literatura não é o militante, é o escritor

O Amós Oz que vai ficar na história da literatura não é o militante, é o escritor

Amós Oz é um grande escritor, mas, nos últimos anos, ficou mais conhecido como militante político. Pacifista, advogava um Estado israelense — o que desagradava a direita de Israel — e um Estado palestino. Na sua opinião, a existência de dois Estados poderia garantir a paz entre os dois povos. Era respeitado, admirado, mas não era ouvido pelo establishment de Israel.

O melhor livro brasileiro de 2018

O melhor livro brasileiro de 2018

Aristófanes e Sócrates entram num bar. Quer dizer, numa cela. Sim, é uma piada, mas você ainda não conhece, presta atenção. Esse é o plot do livro brasileiro mais inusitado do ano. Nelson Moraes, o popular “almirante” (ou “ao mirante”, dependendo do dia) junta o fundador da filosofia ocidental a um dos inventores da sátira. Juntos, os dois têm de descobrir quem é o serial killer que está à solta em Atenas matando filósofos.

Os 20 melhores livros brasileiros de 2018

Os 20 melhores livros brasileiros de 2018

A Revista Bula realizou uma enquete para descobrir quais são, segundo os leitores, os melhores livros brasileiros publicados em 2018, em todos os gêneros. A lista atual contempla as modalidades: romance, conto, poesia, ensaio e biografia. A consulta foi feita junto a colaboradores, assinantes — a partir da newsletter — e seguidores da página da revista no Facebook e no Twitter. Foram considerados apenas livros de autores brasileiros e publicados no país a partir do dia 1º de janeiro de 2018.