Poesia

No Dia D, publicamos uma lista com os 10 melhores poemas de Carlos Drummond de Andrade

No Dia D, publicamos uma lista com os 10 melhores poemas de Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade, amplamente reconhecido como uma das maiores vozes poéticas do Brasil no século 20, tem uma trajetória literária marcante. Nascido em 1902, em Itabira, Minas Gerais, Drummond começou a escrever no “Diário de Minas”, importante veículo para os modernistas da região. Seu primeiro livro, “Alguma Poesia”, foi lançado em 1930. Seu trabalho inclui títulos como “Brejo das Almas” (1934), “Os Ombros Suportam o Mundo” (1935), “Elegia” (1938), “Sentimento do Mundo” (1940) e “A Rosa do Povo” (1945). Além de criar, Drummond traduziu obras de autores notáveis, como Balzac, Marcel Proust e García Lorca. Seus livros ganharam traduções em vários idiomas, incluindo espanhol, inglês e francês.

Os 10 melhores poemas de Fernando Pessoa

Os 10 melhores poemas de Fernando Pessoa

Pedimos aos leitores e colaboradores que indicassem os poemas mais marcantes de Fernando Pessoa. Reconhecido como um dos maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal, ao lado de Luís de Camões, Fernando Pessoa deixou um legado significativo. O crítico literário Harold Bloom afirmou que sua obra é um presente da língua portuguesa para o mundo.

15 melhores poemas de Paulo Leminski

15 melhores poemas de Paulo Leminski

Os leitores e colaboradores foram convidados a indicar os poemas mais significativos de Paulo Leminski. Leminski destacou-se como um dos poetas mais expressivos de sua geração, sendo influenciado pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos. Sua vasta obra continua exercendo uma forte influência nas novas gerações de poetas brasileiros, mesmo após mais de três décadas de seu falecimento.

Jair

Jair

E agora, Jair? A mamata acabou, seu brilho ofuscou, o povo tossiu, sua bolha furou, e agora, Jair e agora nenê você sem renome só zomba dos outros, e nunca fez versos, não ama, não presta e agora, Jair? Leva essa mulher, também seu discurso, bota num carrinho, desses de bebê, sacode pra lá, bem longe sacode, seu tempo passou, o voto não veio, o golpe não veio, milícia não veio, nem a autocracia.