Música

10 melhores músicas de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone

10 melhores músicas de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone

O que torna uma música um hit? Um refrão que gruda na cabeça? Um riff marcante? Uma letra que faz as pessoas se identificarem? Uma melodia autêntica? Tudo isso e um pouco mais. Alguns produtores musicais acreditam que sabem a receita perfeita para criar um sucesso. Pode até ser, mas algumas canções são especiais. Elas são sucessos, não por conta de uma fórmula, mas porque foram escritas, cantadas e tocadas por músicos de alma, verdadeiros artistas e gênios que não nascem todos os dias.

Todas as 103 músicas do Legião Urbana, comentadas e classificadas da pior à melhor

Todas as 103 músicas do Legião Urbana, comentadas e classificadas da pior à melhor

O ranking a seguir considera as 103 músicas que a Legião lançou em seus discos oficiais. Todas as versões julgadas são as originais de estúdio, a não ser quando a música só teve registro gravado ao vivo. Os covers que a banda gravou foram julgados em pé de igualdade com as canções autorais. Nenhuma das encarnações da banda pós-Russo foi considerada. Obviamente, o posicionamento dado a cada música e as opiniões que as acompanham são 100% pessoais e não pretendem ser, de modo algum, um ranking definitivo e “oficial”.

Toda mulher brasileira é meio Rita Lee

Toda mulher brasileira é meio Rita Lee

Se foi dito por Caetano Veloso, pode assinar embaixo: ela era a mais completa tradução de São Paulo. Pele muito branca, cabelos ruivos, um sotaque paulistano fortíssimo, ela poderia ser uma beatle ou uma rolling stone. No ambiente de homens, a jovem Rita Lee ainda sem completar 20 anos chamava a atenção por ser a única mulher no rock brasileiro.

Voz ativa: a música popular brasileira em quatro tempos

Voz ativa: a música popular brasileira em quatro tempos

Quem assiste à série “Coisa Mais Linda” (2019), da Netflix, tem uma ideia de como se formou o sistema da música popular brasileira. Com uma história de amor em primeiro plano, as duas temporadas recriam o ambiente em que surgiu a Bossa Nova no Rio de Janeiro, no final dos anos 1950. Na série, a personagem Malu comanda a boate onde se apresentam os músicos para um público de classe média carioca e sofisticado. Chico Carvalho representa o compositor e cantor que faz a ponte com os sambistas negros do morro. E Roberto é o dono da gravadora que move os negócios do novo som.

O som e a fúria de Kurt Cobain

O som e a fúria de Kurt Cobain

O mundo do rock teve seu último terremoto em 1991. Trinta anos atrás, três rapazes da friorenta cidade de Seattle, nos EUA, lançaram o disco “Nevermind”, o segundo trabalho do grupo Nirvana. De imediato, a MTV e as rádios foram invadidas por um som de guitarras distorcidas (punk, metal) e uma voz que alternava o canto de melodias e gritos intensos.