Música

Da Tropicália aos 81 anos: as 10 canções essenciais de Caetano Veloso Foto / Joa Souza

Da Tropicália aos 81 anos: as 10 canções essenciais de Caetano Veloso

Como dois e dois são cinco, o meu nome é Caetano. Muitos me chamam de Divino Maravilhoso. Mas você pode me chamar de Leãozinho. Um estrangeiro? Um índio? Um comunista? Não enche! Onde eu nasci passa um rio. Mas, a minha alegria atravessou o mar quando conheci Irene, uma fera ferida, uma tigresa de unhas negras e íris cor de mel, uma mulher, uma beleza que me aconteceu. Esfregando a pele de ouro marrom do seu corpo contra o meu, ela me falou que o mal era bom e o bem cruel.

Toda mulher brasileira é meio Rita Lee

Toda mulher brasileira é meio Rita Lee

Difícil imaginar o impacto que o grupo de Rita, Os Mutantes, teve na música brasileira a partir do movimento tropicalista dos anos 1960. Se Caetano filtrava o rock pela sonoridade baiana, o trio paulistano fazia o sentido contrário e absorvia a MPB. O cartão de apresentação foi a participação no disco coletivo “Tropicália ou Panis et Circencis” (1968). Até hoje os discos de Rita com os irmãos Arnaldo e Sérgio Baptista deixam os gringos de queixo caído.

Playlist de sonhos

Playlist de sonhos

A música é uma parte muito importante da minha vida. Ela está sempre presente durante o meu dia, tanto em aparelhos de reprodução, quanto na minha mente. Eu tenho vários tipos de critérios para escolher o que vou ouvir, desde os mais racionais, como ouvir a discografia em ordem cronológica de determinado artista, até os mais emocionais, quando alguma situação ou sentimento me faz lembrar certa música ou álbum. E é exatamente nessa segunda categoria que está uma das formas mais deliciosas de minha interação com a música.

Os 12 maiores letristas da Música Popular Brasileira Foto / A.PAES

Os 12 maiores letristas da Música Popular Brasileira

Como o fizera na crônica sobre os 12 melhores poetas da literatura brasileira contemporânea, neste artigo irei discorrer sobre os 12 melhores letristas “vivos” do sexo masculino da MPB. Conforme afirmado anteriormente, a seleção obedeceu a critérios de avaliação exclusivamente particulares. Preâmbulo feito, inicio a escalação dos poetas compositores, com, a meu ver, o mais inspirado de todos os tempos em território nacional: Chico Buarque de Hollanda.