Crônicas

Aos pais que se foram

Aos pais que se foram

Em um primeiro pensamento, o pedido é para que o segundo domingo de agosto passe rápido. Que o dia seja generoso, permitindo-se ser breve. Que os ponteiros sejam aliados, dobrando as voltas a cada rodada no relógio velho de madeira que ainda lembra ele. Que a manhã do dia seguinte seja ousada e surja antes do previsto, anunciando um novo sol.

Como me comporto em livrarias

Como me comporto em livrarias

Algumas pessoas entram em lojas diversas, com o objetivo de apenas observar, tocar e avaliar variados produtos, sem ao menos efetuar uma compra. Em contraste, há quem visita uma loja com um propósito definido, buscando um artigo específico de que realmente precisa, e deixa o estabelecimento logo após a aquisição. Esses padrões de consumo refletem não apenas preferências pessoais, mas também diferentes maneiras de interagir com o ambiente comercial.

Beijar faz bem ao ciático

Beijar faz bem ao ciático

Recentemente, ao pesquisar sobre os protagonistas da histórica foto registrada na cidade de NYC, fiquei sabendo que o casal sequer se conhecia. A moça — que, pelos trajes brancos, parecia ser uma enfermeira, era, na verdade, uma assistente de dentista — fora pega de surpresa, sem prévio consentimento, por um marinheiro corpulento, ébrio, eufórico e atrevido que comemorava o fim da Segunda Guerra Mundial e o fato de não ter mais que embarcar pelo Pacífico para combater o inimigo.

Assista à série THIS IS US e se torne um ser humano melhor

Assista à série THIS IS US e se torne um ser humano melhor

“This is Us” é uma série televisiva norte-americana composta por seis longas temporadas que iniciaram em 2016 e se encerraram em 2022. Dan Fogelman, o seu idealizador, apostou no óbvio, ao conduzir o roteiro usando os dramas habituais do cidadão ordinário, que passa por perrengues financeiros, ansiedade, insegurança emocional, dilemas existencialistas e incontáveis distúrbios de relacionamento com amigos e parentes.

O amor pega no tranco

O amor pega no tranco

Espalhar as sementes do amor ladeira abaixo, pelos quatro cantos do mundo, sobre a superfície de uma esfera azul, flutuante, antes destituída de ângulos agudos, de escapes obtusos na direção da reta absoluta; um planeta formidável com cara e jeito de asteroide, um grão congesto de poeira ínfima, partícula silenciosa a flainar de soberba na incompletude do universo.