Crônicas

Eu sei em quem vocês votaram no verão passado

Eu sei em quem vocês votaram no verão passado

Abuso é dizer que a Terra é plana ou que viu Jesus Cristo trepado numa goiabeira. Abuso é um sujeito vir até aqui, caminhando com as próprias pernas, só para ficar olhando, de boa, sem pagar nada por isso. Isso, sim, é um abuso, e dos grandes. Isso aqui não é igreja, mas, com certeza, visamos ao lucro, meu jovem.

Aglomerações permitidas somente com flores, insetos e passarinhos

Aglomerações permitidas somente com flores, insetos e passarinhos

Uma das inúmeras vantagens de se residir numa casa é não ter que levar o cachorro para fazer coco nas pessoas, ou melhor, levar o cãozinho para aliviar os intestinos na calçada, nem dividir o elevador com gente inconveniente. Além do mais, pode-se andar pelado pela casa inteira, com relativa privacidade, sem ser acusado de propaganda enganosa, de ataque ineficiente ao pudor ou de apologia à feiura.

Nunca a humanidade sentiu tanto medo

Nunca a humanidade sentiu tanto medo

Sei que não faz o menor sentido, mas, quando você desencarnar, desencane, reencarne em espetinhos de picanha nos churrascos coloridos do paraíso, em exercícios de autofagia. Flutue. Confraternize. Aglomere-se com condados de anjos travessos. Embriague o Bom Senhor com o néctar dos deuses. Nada mais apropriado para uma divindade. Arranque dele a olvidada verdade dos fatos.

Um pensamento triste que se pode dançar

Um pensamento triste que se pode dançar

Dirijo pelas ruas vazias. Não há muito mais que se possa dizer. O cenário é de desolação e de medo. Das janelas, homens e mulheres com semblantes graves balançam lenços de lágrimas evaporadas. Muitas mágoas foram choradas no último ano. As crianças, não. As crianças apenas brincam, na maior parte do tempo. Elas pensam que a vida será sempre uma grande brincadeira.

Não vos desanimeis. Animais, como eu…

Não vos desanimeis. Animais, como eu…

Quero garantir a vocês que todas as medidas possíveis, e até as impossíveis, estão sendo tomadas para controlar a peste com eficiência e sem causar prejuízos a economia. Tivemos que aumentar o preço de alguns alimentos e do combustível, mas isso daí é coisa normal. Estamos cuidando da economia com muita competência. Vocês já devem ter notado a incrível mudança na vida de vocês com as nossas medidas arrojadas e eficazes.

Utopia da aceitação

Utopia da aceitação

As pessoas não se olham. Janelas permanecem fechadas em uma imensidão de edifícios climatizados e herméticos. Dentro: espelhados em suas telas foscas, brilhos sintéticos destorcem olhares — a vida virtual. Fora: vistas não vistas, paisagens não percorridas — eis o real.

Músicas para enfrentar a pandemia, espantar a tristeza e levantar o astral

Músicas para enfrentar a pandemia, espantar a tristeza e levantar o astral

Verdadeiramente imbuído de espírito altruísta, compilei uma lista com 40 canções de altíssimo nível, ao meu gosto, obviamente, sendo 20 brasileiras e 20 internacionais. Há muito mais preciosidades de onde essas saíram. Exercitei o meu poder de concisão e cheguei a 40 pérolas musicais, a maior parte delas, dançantes, feitas pro ser humano esquecer que é certinho e requebrar. Sugiro que sejam ouvidas em altíssimo volume.

O sapo e o escorpião

O sapo e o escorpião

Não, você não conhece a história do sapo e do escorpião em que o segundo pede carona ao primeiro pra atravessar o lago e tal. Calma: é que chegando à outra margem o escorpião agradece, desce das costas do sapo e vai indo embora, quando o sapo diz…