Listas

99 jornalistas essenciais do Twitter no Brasil em 2022 Foto / Diego Thomazini

99 jornalistas essenciais do Twitter no Brasil em 2022

Pelo terceiro ano, a Revista Bula realizou um levantamento com o objetivo de descobrir quais são, segundo os leitores, os jornalistas essenciais do Twitter no Brasil. Também foram considerados perfis que, embora não sejam jornalistas de formação, têm atuação jornalística em veículos de comunicação do país. Ao todo, 1.317 participantes responderam à série de enquetes. As indicações foram organizadas e filtradas, resultando em uma lista final.

O filme encantador, na Netflix, que vai lavar sua alma e melhorar sua vida Divulgação / Arenas Entertainment

O filme encantador, na Netflix, que vai lavar sua alma e melhorar sua vida

Precursor da literatura chicana, o romance “Bless me, Ultima” (1972), de Rudolfo Anaya, fala dos permanentes conflitos entre cidadãos de origem mexicana e os americanos que habitam as cercanias das fronteiras entre os Estados Unidos e o pais vizinho de uma maneira doída e sem máscaras. Essa condição um tanto esquizofrênica, que inclui a luta incansável de toda uma gente por respeito e inclusão é muito bem absorvida pelo diretor Carl Franklin, que faz da adaptação cinematográfica homônima do livro de Anaya um estudo sociocultural sobre diferenças, semelhanças e, principalmente, o preconceito contra visões de mundo minoritárias.

De tirar o fôlego desde a primeira cena, filme aclamado pelo público chega ao catálogo da Netflix Columbia Pictures

De tirar o fôlego desde a primeira cena, filme aclamado pelo público chega ao catálogo da Netflix

O diretor Rob Marshall resgata algumas passagens incômodas do que era ser uma mulher socialmente vulnerável no Japão dos anos 1920, frisando que aquela era uma conjuntura tida por aceitável para quase todos os cidadãos, inclusive para as moças incumbidas de entreter senhores entediados com o trabalho e a vida doméstica. Houve progressos nesse particular, sem dúvida, mas nem tudo mudou.

Épico shakespeariano inteligente e hipnotizante é um dos grandes filmes da Netflix Divulgação / Netflix

Épico shakespeariano inteligente e hipnotizante é um dos grandes filmes da Netflix

Em “O Rei” (2019), dirigido por David Michôd, coautor do roteiro com Joel Edgerton, também presente no elenco, o nobre recebe uma merecida promoção e se torna ninguém menos que o soberano da Inglaterra. Para a confecção do texto de “O Rei”, Michôd e Edgerton tomaram por base as peças clássicas de William Shakespeare que retratam o período em que Henrique 5° permaneceu à frente do reino inglês.