Obituário

Pelé foi o maior gênio de todos os tempos em qualquer área

Pelé foi o maior gênio de todos os tempos em qualquer área

O Rei Pelé, falecido hoje aos 82 anos, foi o maior gênio de todos os tempos. Não há discussão. Sei o que está pensando, que sou um fanático por futebol, que só penso em futebol, que acho que o futebol é o centro da vida, do universo e tudo mais. Nada mais falso. Trata-se de uma constatação puramente lógica, científica e até mesmo matemática. Trata-se de uma disputa por pontos.

O suicídio assistido de Godard é uma metáfora para a morte do Ocidente Foto / Denis Makarenko

O suicídio assistido de Godard é uma metáfora para a morte do Ocidente

A morte do cineasta Jean-Luc Godard, aos 91 anos, por suicídio assistido representa uma metáfora perfeita para o destino do Ocidente. Segundo familiares, “ele não estava doente, estava simplesmente exausto”. Quem poderia dizer que esse não foi um fechamento perfeito para sua vida e obra, quase que uma performance artística final, um manifesto estético e político final? Seu trabalho sempre questionou os padrões civilizacionais estabelecidos. Neste momento em que o Ocidente, e a França de modo particular, questiona cada vez mais seus valores, a opção de partida de Godard é sintomática.

A pena leve e profunda de Lygia Fagundes Telles

A pena leve e profunda de Lygia Fagundes Telles

Se na literatura brasileira o peso das palavras apareceu nos livros de Clarice Lispector, a leveza estava certamente na escrita de Lygia Fagundes Telles, que morreu neste começo de abril aos 98 anos de idade. Poucos escritores ou escritoras como Lygia conseguiram captar no Brasil a lógica das aparências, os jogos de ver que as pessoas fazem ao longo da vida para tirar proveito e mesmo para sobreviver. Estamos falando de uma família de autores brasileiros cujo mestre soberano foi Machado de Assis.

Elza Soares, a Billie Holiday dos trópicos, morre aos 91 anos Fotografia: A.PAES /Shutterstock

Elza Soares, a Billie Holiday dos trópicos, morre aos 91 anos

Aos 13 anos, Elza Soares foi mãe. Com Alaúrdes teve cinco filhos, João Carlos, Dilma, Gilson, Gerson e Edmundo. Este morreu de fome. Gerson foi entregue para um casal adotar. No lugar de cuidar da casa, a criança preferia soltar pipa, carregando o bebê numa cesta de vime. Como não queria continuar apenas como “parideira”, arranjou emprego numa fábrica de sabão.

Fãs ou não, o Brasil inteiro chora Foto: Marília Mendonça Oficial

Fãs ou não, o Brasil inteiro chora

Marília nasceu na simplicidade interiorana, ganhou alcance nacional, findou-se com reconhecimento mundial. Fez o termo “feminejo” estrear no “NY Times”, foi reverenciada pela Billboard, estampou matérias argentinas, francesas, portuguesas. Com talento despido de amarras extrapolou a barreira que segrega estilos musicais. Homenageada por nomes da MPB, expoentes do hip hop, notáveis do samba, cantores elitistas e parceiros de viola conseguiu que em uníssono um coro engasgado reverberasse o sertanejo em saudação à sua história.