Obituário

A generosidade de Boechat contada por seus colegas jornalistas

A generosidade de Boechat contada por seus colegas jornalistas

Sim, jornalistas. Envelheçam. Envelheçamos. E que a generosidade se porte como o melhor dos vinhos nessa caminhada do tempo. Generosidade com seu público-leitor e com a notícia. Ela torna o riso fácil, deixa a alma leve e compensa uma série de defeitos. Boechat certamente os tinha, mas o que fica para a história da comunicação é o zelo extremo ao ouvir do mais humilde ao mais poderoso, na composição da pauta do dia.

Marcelo Yuka: um pedaço da música brasileira morreu

Marcelo Yuka: um pedaço da música brasileira morreu

O Rappa era o grupo certo, no momento certo. Aí tudo deu errado. Yuka tornou-se vítima da violência insensata que ele tanto condenou em suas letras e em seu discurso humanista. Perdeu sua mobilidade, teve de abandonar seu instrumento e teve de enfrentar uma dificílima adaptação, física e mental, à nova realidade. Num lance no mínimo controverso, foi expulso da banda que ajudara a criar e da qual era o motor criativo.

Belchior, o outsider que inventou uma geração

Belchior, o outsider que inventou uma geração

Foi um apaixonado, um indignado, um resignado, um canalha, um sedutor. Mas, principalmente, tocou fundo na solidão da condição humana, antecipando em décadas o isolamento nosso de cada dia, retidos numa tela de smartphone. Estamos conectados com o mundo e chorando de solidão. Estamos na luta para ganhar dinheiro e mesmo assim compartilhando cards em redes sociais indicando que o amor é maior que qualquer emprego. Mas só compartilhamos nos intervalos da correria do trabalho, ou dos trabalhos.