Diários do Aran

Como fazer uma revolução

Como fazer uma revolução

O espírito revolucionário toma conta do mundo inteiro, senhoras e senhores! Como renomado especialista no assunto, recebi vários e-mails pedindo esclarecimento. Por isso, a fim de ajudar o revoltoso iniciante nessa longa jornada, fiz uma espécie de “FAQ da Revolução” com as melhores perguntas que recebi.

Bolsonaro é o troll que você alimentou

Bolsonaro é o troll que você alimentou

Discutir com troll é garantia de virar alvo de tiro, porrada e bomba. Mas esse nem é o problema. O problema é quando esses monstros saem da virtualidade e entram na realidade. Antigamente, eles só causavam irritação nas redes sociais. Agora não. Agora eles vão pra Brasília atacar jornalistas, fazem dancinha com caixão na avenida Paulista e, pior, vencem eleições.

Como resolver os problemas do Brasil com Miojo

Como resolver os problemas do Brasil com Miojo

A gente vive num mundo que preenche o vazio com Miojo.
Certeza que você já viu um desses vídeos no Instagram. Tem sempre um buraco numa mesa de madeira ou no batente de uma porta. O cara vai lá, enfia uma banana dentro, joga umas moedas, cobre de macarrão, mistura cola, lixa, pinta e, pronto, a porta fica novinha outra vez.

Como virar um Cortella

Como virar um Cortella

No Brasil de hoje, se você tropeçar num filósofo, cai em cima de outro filósofo. Eu digo e provo. Você abre o jornal e lê o Leandro Karnal. Pensa que não dá pé, troca de folha e tem o Luiz Felipe Pondé. Indignado e sem paciência, você sai de casa e tropeça em mais sapiência: Olavo de Carvalho e Vladimir Satafle discutem animadamente o propósito do significado. No café, Mário Sérgio Cortella e Pablo Ortellado trocam pérolas de sabedoria.

Como implantar uma ditadura

Como implantar uma ditadura

Muita gente anda marchando pela rua e implorando por uma ditadura, o que me parece algo muito cretino de se fazer. É como se alguém vivesse na Renascença, mas decidisse pedir a volta da Idade Média. Chega de Leonardo Da Vinci! Fora Michelangelo! Queremos Peste Negra! Invasão viking já!

Como virar comunista

Como virar comunista

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, exceto os esquerdistas, que são uma invenção do capeta e, por isso mesmo, morrem de Coronavírus, ou seja, de possessão demoníaca. A Terra é plana, Jerusalém fica bem no meio e nas extremidades tem um monte de gelo que nos separa do cosmo frio e cruel, cheio de criaturas abomináveis como dragões, salamandras, serpentes marinhas, diabos e petistas.

O que ver na Netflix enquanto você não pode sair de casa

O que ver na Netflix enquanto você não pode sair de casa

A Netflix funciona como uma locadora dos anos 1980: na prateleira da frente ficam os títulos mais populares e logo atrás vem uma enorme quantidade de obras menores e derivativas. Não tem problema algum se você consegue se divertir com coisas tipo “O Poço”, “The Witcher”, “Drácula” e mais uma temporada de “La Casa de Papel”. Mas se você procura um pouco mais de “sustança”, aí a coisa complica.

Como a literatura pode salvá-lo do coronavírus

Como a literatura pode salvá-lo do coronavírus

Nesse clima de Peste Negra que toma conta do mundo, a dica é lavar as mãos e fugir das pessoas, o que é sempre um bom conselho. Pessoas não valem nada e muitas delas transportam vírus. É pra todo mundo ficar em casa maratonando séries e jogando videogames. No entanto, quem gosta de literatura, também precisa se divertir. Por isso, fiz uma lista de livros cuja ação se passa apenas em ambientes fechados ou isolados.