O filme que George Clooney considera sua melhor atuação no cinema está na Netflix Divulgação / Fox Searchlight Pictures

O filme que George Clooney considera sua melhor atuação no cinema está na Netflix

O Havaí, frequentemente idealizado como um refúgio utópico, revela-se bastante diferente da fantasia comum em “Os Descendentes”. Neste drama familiar dirigido por Alexander Payne, as adversidades da vida, como desamores, doenças e isolamento, são tão prevalentes quanto em qualquer outro lugar. Payne explora essa desconstrução do mito do paraíso com uma narrativa que evita simplificações e busca autenticidade. 

Baseado no romance de Kaui Hart Hemmings, lançado em 2007, o filme se beneficia de um roteiro bem construído, coescrito por Nat Faxon e Jim Rash, que permite uma mistura equilibrada de momentos impactantes e humor. As performances dos atores refletem a compreensão dos seus papéis na trama, proporcionando um dinamismo essencial ao desenvolvimento da história. 

Central para a trama é Matt King, descendente de havaianos e americanos, que gerencia um legado familiar que remonta a 1860. Ele enfrenta um dilema sobre a venda de uma extensa área de floresta intocada em Kauai, que atrai o interesse de desenvolvedores imobiliários. Contudo, os problemas pessoais de Matt se tornam mais prementes quando sua esposa Elizabeth sofre um grave acidente, deixando-a em coma. 

As consequências do acidente e os desafios subsequentes levam Matt a uma jornada de confrontos familiares e revelações dolorosas, incluindo a infidelidade de sua esposa. A atuação de George Clooney como Matt enfatiza a complexidade do personagem, um homem forçado a reconsiderar sua vida e valores em face das circunstâncias adversas. Este papel mostra um dos momentos mais reflexivos de Clooney, apesar de sua figura pública por vezes estereotipada. 

A trama culmina com momentos de introspecção e decisões difíceis, enfocando a inevitável dor que essas escolhas podem acarretar, não apenas para o próprio Matt, mas para seus entes queridos. O filme consegue ser tocante sem recorrer ao melodrama, encorajando uma reflexão genuína sobre as complexidades da vida e dos relacionamentos humanos. 


Filme: Os Descendentes
Direção: Alexander Payne
Ano: 2011
Gêneros: Drama/Comédia 
Nota: 8/10