Autor: Eberth Vêncio

As 10 melhores canções do Pink Floyd

As 10 melhores canções do Pink Floyd

O clima londrino fazia um bem desgraçado aos meus pulmões. Após concluirmos mais uma enquete com os leitores da Revista Bula, os quais elegeram “As 10 Melhores Canções do Pink Floyd” em todos os tempos, por meio de votação nas redes sociais, o editor chefe me enviou dentro de um baú para o velho continente, a fim de que eu tratasse com fog a minha velha tosse canina, além de ter me incumbido da extasiante missão de visitar um reduto para fãs do Pink Floyd em Londres. Eu já sabia: o rock estava morrendo.

4805
Eu comeria o seu cérebro

Eu comeria o seu cérebro

Quando nós nos conhecemos, você disse que comeria o meu cérebro. Pensei que estivesse bêbada. Ou drogada. Ou surtada. Ou menstruada. TPM ninguém sabe. Fiquei estupefato. Fui pego de surpresa durante um porre coletivo civilizado num vernissage. Achei o comentário bizarro, pois, levei a coisa toda ao pé-da-letra, no sentido literal. Eu demorei a sacar que aquilo era uma espécie de elogio.

605
Deus é brasileiro, mas, requereu cidadania sueca

Deus é brasileiro, mas, requereu cidadania sueca

Odeio esse país. Amo essa joça. Agora é pra valer: eu gosto do Brasil porque tivemos Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Carlos Drummond de Andrade e Glauber Rocha. Viver numa nação com dimensões continentais é retirar pedras do caminho. Há sempre um caminhão delas a atravancar o progresso. Eu gosto do Brasil. Eu gosto de rir, mas, por favor, senhores, não me façam de palhaço. Não me digam que toda essa bandalheira institucionalizada é coisa de agora.

1969
O que você fazia enquanto bombas  de gás sarin choviam sobre alvos civis na Síria?

O que você fazia enquanto bombas de gás sarin choviam sobre alvos civis na Síria?

Ele era do ramo. Sabia, sim, muito bem, do que eram capazes os veículos de comunicação para aumentar a audiência. O ataque resultou na morte de dezenas de civis, inclusive velhos e crianças. Sem tremer as mãos, um cameraman focava a lente nas grotescas manobras de ressuscitação cardiorrespiratória aplicadas por leigos sobre os tórax das vítimas. Havia uma palidez mórbida nos rostos. Sentia-se péssimo.

Tudo pode acontecer. Inclusive, nada

Tudo pode acontecer. Inclusive, nada

Mandei o Greenpeace à merda e continuei derrubando metros cúbicos de madeira-de-lei usando apenas uma pena. Mais que isso, eu exigi que o dinheiro me trouxesse felicidade, porém, ele só me apareceu com quirelas de amor e muita frustração. “Deus quis assim…” Pare com isso! Não gosto de aforismos. Não gosto de fanatismos. Se Deus não quisesse tanto, talvez as coisas acabassem se encaixando e aquele projeto de mundo melhor prosperasse.

1447
Por que as mulheres amam mais que os homens?

Por que as mulheres amam mais que os homens?

O que esperar de um novo amor? Alguém delicado e incrível que vai fazer você se sentir importante, até que a rotina maçante, finalmente, os separe? Um desconhecido com quem ser feliz para sempre? As relações humanas são estranhas; muitas vezes, permeadas de violência e tristeza. Começam com giros nas entranhas, confissões bisonhas, buquês de flores na mão. Podem acabar com rosas fúnebres sobre um caixão. Nem precisa me dizer: eu sei que esse viés soa mórbido. Amar provoca nos amantes sensações de prazer e desfalecimento.

As 10 melhores canções de Tom Jobim

As 10 melhores canções de Tom Jobim

Apesar da obra musical vasta, de qualidade incontestável; apesar da competência reconhecida no mundo inteiro por críticos, colegas de ofício e leigos que amam a boa música que se produz no planeta; apesar de ter composto com o parceiro Vinicius a canção brasileira mais conhecida pelos gringos; apesar de ter sido tema do samba enredo da Mangueira no Carnaval de 1992 no Rio; apesar de todas esses quesitos, para o grande público, Tom não passava (e não passa) de Antônio, ou seja, um ilustre desconhecido.

12674