Autor: Eberth Vêncio

A receita para ser feliz é não pensar muito

A receita para ser feliz é não pensar muito

No início, era a escuridão. Agora, nem sei. Alguém, por favor, acende uma luz. Nunca passei fome. Nunca passei frio. Nunca me passou pela cabeça ser feliz sozinho. O ódio é mais comum do que se imagina. Certa vez, de uma nave estelar, um astronauta afirmou que a Terra era blue, ou seja, triste. Invejo os homens bem humorados. Queria que as pessoas parassem, olhassem e rissem da minha cara engraçada. Acontece que eu não faço rir. Eu faço é pensar; e isso, às vezes, é uma coisa bastante embaraçosa.

100
Mesmo triste, o Rio de Janeiro continua lindo

Mesmo triste, o Rio de Janeiro continua lindo

O Rio de Janeiro vai continuar lindo. Vai continuar lindo para sempre. Não importa se tudo parece incerto, se as balas estão perdidas, se o ar aqui em cima é mais rarefeito, se a culpa pelo caos urbano é do traficante, do funk ou do prefeito, se o cenário político-econômico é insano ou, se olhando do alto do Pão de Açúcar, o nosso modo de vida parece um ledo engano. O Rio de Janeiro vai continuar lindo, mesmo que você me odeie, mesmo você me amando. A visão extasiante da baía existindo lá embaixo, o azul do céu eloquente, a brisa fresca que o olfato pressente, o chope gelado que amortiza as dúvidas na mente, tudo faz com que eu me sinta mais divino que o habitual.

3365
As 10 melhores canções de Luiz Melodia

As 10 melhores canções de Luiz Melodia

Viver é um drama. O balconista aumenta o volume. Pelo rádio, um locutor anuncia que acaba de falecer o cantor Luiz Melodia. O garçom piadista altera-se, comove-se e chora. Sinto um baque incrível, procuro um papel para escrever, para me salvar a qualquer custo. Mesmo assim, para onde quer que se olhe, o Rio de Janeiro continua lindo. Mais triste e lindo a cada dia. Para sempre.

Depressão não é frescura

Depressão não é frescura

Seres humanos são mamíferos singulares. Você pensa que é forte, mas, você é fraco. Na semana passada, encontrei um amigo num corredor hospitalar. Adoro cheiro de éter. Demorou um pouco até que eu o reconhecesse, pois estava com a lataria avariada, tipo assim, meia-boca, em mau estado de conservação, a aparência de quem rodou muito em estrada de terra, se é que me entendem. Acho que não o via há séculos, desde a formatura.

1955
Você que faz do mundo um lugar pior para se viver

Você que faz do mundo um lugar pior para se viver

Você não é especial. Você é aquele cidadão comum, um raso que reza, que vai à feira aos domingos e que contribui com a sua parcela para fazer do mundo um lugar pior para se viver. Às vezes, eu queria partir, ou lhe partir em pedacinhos, parceladamente, se é que me entende. Modo de dizer. Força de expressão. Não leve minha fúria ao pé da letra.

124
Estenda um tapete vermelho para o amor entrar

Estenda um tapete vermelho para o amor entrar

A solidão nos ensina a enxergar melhor as coisas. Por causa do isolamento, a casa ficava entregue aos seus devaneios literários e aos latidos da cadelinha que enterrava meias no jardim. Embora estivesse mais próximo da morte do que o pequeno canídeo, sofria, bestamente, imaginando o que seria dele quando o bichinho desencarnasse. Adorava picanha mal passada. Acreditava que cães possuíam almas. Apreciava conversar com as pessoas.

Receita de felicidade para quem já cansou de complicar a própria vida

Receita de felicidade para quem já cansou de complicar a própria vida

Primeiramente, é fundamental escolher bem os ingredientes. Não vai fazer uma receita contando com qualquer pessoa, senão a felicidade não cresce. Pegue as pessoas. Misture bem as pessoas, a esmo, ao léu, com muito cuidado e gentileza, sem preconceitos de raça, casta, religião e gênero. Acrescente um bocado de calor humano, aos poucos, com sinceridade. Quebre o gelo com pitadas de sol.