Autor: Carlos Willian Leite

99 doses de Nietzsche

99 doses de Nietzsche

Publicado no Brasil pela editora Sextante, “Nietzsche para Estressados” é um pequeno manual que reúne 99 máximas do gênio alemão e sua aplicação a várias situações do dia a dia. No livro, cada capítulo é iniciado por um aforismo de Nietzsche, seguido de uma interpretação atual, feita por Allan Percy, autor da compilação. Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 1844, na cidade alemã de Röcken. Escreveu centenas textos críticos sobre religião, moral, cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo. Seu legado filosófico até hoje não perdeu o poder de inspirar.

44931
Os melhores livros da história da literatura

Os melhores livros da história da literatura

Para se chegar ao resultado fizemos uma compilação de listas publicadas por jornais, revistas e sites especializados em listas, mercado editorial e livros. O objetivo da pesquisa era identificar, baseado nestas listas, quais eram os melhores livros da história da literatura. Algumas das listas pesquisadas incluíam apenas romances, outras — livros não ficcionais. Algumas traziam apenas obras do século 20, outras — obras seminais, formadoras da cultural ocidental. Após a seleção das listas, criamos uma base de dados para que todos os livros fossem pontuados igualmente independentemente do gênero ou período em que foi escrito.

Os 10 melhores poemas de Cecília Meireles

Os 10 melhores poemas de Cecília Meireles

Pedimos aos leitores e colaboradores que apontassem os poemas mais significativos de Cecília Meireles — uma das mais importantes vozes líricas da literatura em língua portuguesa e primeira voz feminina de grande expressão da literatura brasileira. Cecília Meireles morreu de câncer, em 9 de novembro de 1964, dois dias depois de completar 63 anos.

9179
Nove vinhos espetaculares com preços inferiores a 90 reais

Nove vinhos espetaculares com preços inferiores a 90 reais

Pedimos ao sommelier Vitor Goulart, do Restaurante e Adega Bartolomeu ― que possui unidades em Brasília e Goiânia ― que listasse para a Revista Bula dez bons vinhos com preços inferiores a R$ 90,00. Vitor explica “que não é apenas o preço que define a qualidade do vinho; é possível encontrar vinhos ótimos que, inclusive, permitem a harmonização com pratos de alta gastronomia, por valores bastante acessíveis”. A lista, classificada por países, traz um rótulo francês, dois argentinos, dois chilenos e quatro portugueses, e serve de guia tanto para quem está começando no mundo do vinho, quanto para enófilos experimentados.

A obra completa de Johannes Brahms para download

A obra completa de Johannes Brahms para download

Johannes Brahms nasceu em maio de 1833 e morreu em abril de 1897. Filho de um contrabaixista da Filarmônica de Hamburgo, “Brahms dedicou-se a todas as formas, exceto balé e ópera — seu domínio era realmente a música pura. A obra brahmsiniana representa a fusão da expressividade romântica com a preocupação formal clássica. Em uma época onde a vanguarda estava com a música programática de Liszt e o cromatismo wagneriano, Brahms compôs música pura e diatônica”. Entre suas peças mais conhecidas e importantes estão “Quatro Canções Sérias”, “Réquiem Alemão”, “Variações Sobre um Tema de Haydn”, “Canto das Parcas” e “Sinfonia Nº 1”.

As 10 fotografias mais emblemáticas das Olimpíadas Rio 2016, a lista das listas

As 10 fotografias mais emblemáticas das Olimpíadas Rio 2016, a lista das listas

Para se chegar ao resultado fizemos uma compilação de listas, galerias de imagens e reportagens publicadas por sites, jornais, revistas e redes de televisão que fizeram a cobertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As dez fotografias selecionadas mesmo não sendo unanimidade entre as publicações pesquisadas, são referências incontestes de alguns dos momentos mais emblemáticos da história recente do esporte olímpico.