Autor: Carlos Willian Leite

As 50 palavras mais bonitas da língua portuguesa

As 50 palavras mais bonitas da língua portuguesa

Pedimos a Marcelo Franco, um dos maiores especialistas em livros no Brasil, que listasse as 50 palavras mais bonitas da literatura em língua portuguesa. O especialista enumerou 100 palavras, destas, selecionamos 50. Obviamente que listas são sempre incompletas, idiossincráticas. Sabe-se que, como a percepção, a opinião — que é a base da maioria as listas —, é algo individual.

Sete dicas de Ernest Hemingway para escrever ficção

Sete dicas de Ernest Hemingway para escrever ficção

Ganhador do prêmio Pulitzer de Ficção e do prêmio Nobel de Literatura, Ernest Hemingway é considerado um dos escritores mais importantes do século 20. “Por Quem os Sinos Dobram”, inspirado em sua experiência como correspondente de guerra, e publicado em 1940, é considerado sua obra-prima. Hemingway nunca escreveu um tratado sobre a arte de escrever ficção. Ele deixou, no entanto, muitas passagens em cartas, artigos e livros com opiniões e conselhos sobre a escrita.

Uma foto por dia desde 1995

Uma foto por dia desde 1995

O Astronomy Picture of the Day Archive é o maior acervo de fotografias espaciais da internet. O projeto, mantido pela Nasa e pela Universidade Tecnológica de Michigan e coordenado pelos astrônomos Robert Nemiroff e Jerry Bonnell, faz um registro diário do Sistema do Solar desde 16 de junho de 1995 até a data atual. São mais de oito mil imagens arquivadas por data e divididas entre estrelas, galáxias, cometas e planetas.

A biblioteca pessoal de Julio Cortázar

A biblioteca pessoal de Julio Cortázar

O centro Virtual Cervantes, dentro do projeto “La biblioteca del escritor argentino” fez um dossiê com parte da biblioteca (composta de mais de quatro mil livros) de Julio Cotázar. O material foi retirado do acervo da Fundação Juan March, que foi doado por Aurora Bernárdez, viúva de Cotázar. São dedicatórias, anotações, rascunhos e objetos pessoais. Um tesouro sobre um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, comparável a Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe.

Desafio 30 coisas para fazer antes dos 30: você fez no máximo 3 desta lista de 30

Desafio 30 coisas para fazer antes dos 30: você fez no máximo 3 desta lista de 30

A partir de um desafio publicado no Reddit, reunimos em uma lista 30 atitudes possíveis de serem realizadas antes dos 30 anos. Entretanto, de acordo com o desafio, pouquíssimas pessoas cumpriram mais de 3 das 30 atividades listadas, fazendo valer a máxima do célebre escritor português José Saramago: “A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver”.