Autor: Carlos Willian Leite

As maiores bilheterias do cinema em cada ano, desde 1998

As maiores bilheterias do cinema em cada ano, desde 1998

Todos os anos, filmes esperados pelos fãs levam milhões de pessoas aos cinemas em todo o mundo. Nessa lista, a Revista Bula reuniu as sinopses dos filmes que mais arrecadaram nas bilheterias dos cinemas nos últimos 20 anos. O ranking reúne desde filmes adaptados de livros a franquias de super-heróis e foi elaborado com base nos dados divulgados pelo site Box Office Mojo.

As 50 palavras mais bonitas da língua portuguesa

As 50 palavras mais bonitas da língua portuguesa

Pedimos a Marcelo Franco, um dos maiores especialistas em livros no Brasil, que listasse as 50 palavras mais bonitas da literatura em língua portuguesa. O especialista enumerou 100 palavras, destas, selecionamos 50. Obviamente que listas são sempre incompletas, idiossincráticas. Sabe-se que, como a percepção, a opinião — que é a base da maioria as listas —, é algo individual.

Sete dicas de Ernest Hemingway para escrever ficção

Sete dicas de Ernest Hemingway para escrever ficção

Ganhador do prêmio Pulitzer de Ficção e do prêmio Nobel de Literatura, Ernest Hemingway é considerado um dos escritores mais importantes do século 20. “Por Quem os Sinos Dobram”, inspirado em sua experiência como correspondente de guerra, e publicado em 1940, é considerado sua obra-prima. Hemingway nunca escreveu um tratado sobre a arte de escrever ficção. Ele deixou, no entanto, muitas passagens em cartas, artigos e livros com opiniões e conselhos sobre a escrita.

Uma foto por dia desde 1995

Uma foto por dia desde 1995

O Astronomy Picture of the Day Archive é o maior acervo de fotografias espaciais da internet. O projeto, mantido pela Nasa e pela Universidade Tecnológica de Michigan e coordenado pelos astrônomos Robert Nemiroff e Jerry Bonnell, faz um registro diário do Sistema do Solar desde 16 de junho de 1995 até a data atual. São mais de oito mil imagens arquivadas por data e divididas entre estrelas, galáxias, cometas e planetas.

A biblioteca pessoal de Julio Cortázar

A biblioteca pessoal de Julio Cortázar

O centro Virtual Cervantes, dentro do projeto “La biblioteca del escritor argentino” fez um dossiê com parte da biblioteca (composta de mais de quatro mil livros) de Julio Cotázar. O material foi retirado do acervo da Fundação Juan March, que foi doado por Aurora Bernárdez, viúva de Cotázar. São dedicatórias, anotações, rascunhos e objetos pessoais. Um tesouro sobre um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, comparável a Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe.