Autor: Carlos Willian Leite

A última entrevista de Castro Alves

A última entrevista de Castro Alves

Antônio Frederico de Castro Alves foi um dos maiores poetas brasileiros. Nasceu em 14 de março de 1847 na fazenda Cabaceiras, próxima à vila de Curralinho, hoje cidade de Castro Alves, Bahia, e morreu 6 de julho de 1871, em Salvador, vitimado pela tuberculose, aos 24 anos. Ficou conhecido como o poeta dos escravos e da liberdade, por suas feições abolicionistas e republicanas. Sua poesia, uma transição entre o Romantismo e o Parnasianismo, foi fortemente influenciada pela literatura social do poeta francês Victor Hugo.

99 mulheres essenciais do Twitter no Brasil em 2021

99 mulheres essenciais do Twitter no Brasil em 2021

Desde 2010, a Revista Bula realiza um levantamento anual, com o objetivo de descobrir quais são, segundo os leitores, os perfis femininos essenciais do Twitter, no Brasil. Como nos anos anteriores, a consulta foi feita a assinantes da newsletter — via formulário de pesquisa — e colaboradores. Em 2021, as enquetes foram realizadas entre os dias 2 de janeiro e 1º de março.

A obra completa de Machado de Assis para download gratuito

A obra completa de Machado de Assis para download gratuito

Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, é considerado, ao lado de Guimarães Rosa, o mais importante escritor brasileiro. Poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista e crítico literário, testemunhou a Abolição da Escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império. Morreu em 29 de setembro de 1908, aos 69 anos.

31 microrromances em 31 dias

31 microrromances em 31 dias

Desafiamos o escritor Edival Lourenço, ganhador do Prêmio Jabuti de Romance, a escrever uma série microrromances, com até 280 caracteres, sendo um por dia, durante o mês de janeiro. Embora não seja reconhecido como um gênero literário — sendo associado às tendências de vanguarda e ao minimalismo — as micronarrativas sempre fizeram parte da história da literatura.