Autor: Carlos Willian Leite

Os 10 melhores começos de livros de autores brasileiros

Os 10 melhores começos de livros de autores brasileiros

A Revista Bula realizou uma enquete com o objetivo de descobrir quais são, segundo os leitores, os melhores começos de livros da história da literatura brasileira. A consulta foi feita a colaboradores, assinantes — a partir da newsletter —, e seguidores da página da revista no Facebook e no Twitter. Mais de 100 livros foram citados por 1,4 mil participantes. A seleção percorre um século de literatura nacional, de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, publicado em 1899, a “O Jardim do Diabo”, de Luis Fernando Verissimo, publicado em 1988.

Os 50 melhores livros da história da literatura

Os 50 melhores livros da história da literatura

Para se chegar ao resultado fizemos uma compilação de listas publicadas por jornais, revistas e sites especializados em listas, mercado editorial e livros. O objetivo da pesquisa era identificar, baseado nestas listas, quais eram os melhores livros da história da literatura. Algumas das listas pesquisadas incluíam apenas romances, outras — livros não ficcionais. Algumas traziam apenas obras do século 20, outras — obras seminais, formadoras da cultural ocidental.

Sete dicas de Hemingway para escrever ficção

Sete dicas de Hemingway para escrever ficção

Ganhador do prêmio Pulitzer de Ficção e do prêmio Nobel de Literatura, Ernest Hemingway é considerado um dos escritores mais importantes do século 20. “Por Quem os Sinos Dobram”, inspirado em sua experiência como correspondente de guerra, e publicado em 1940, é considerado sua obra-prima. Hemingway nunca escreveu um tratado sobre a arte de escrever ficção. Ele deixou, no entanto, muitas passagens em cartas, artigos e livros com opiniões e conselhos sobre a escrita.

35 livros, cada um do tamanho de um tweet

35 livros, cada um do tamanho de um tweet

Desafiamos escritores, jornalistas e leitores a escreverem um livro com até 280 caracteres (o tamanho de um tweet), excetuando título, e com temática livre. Embora não seja reconhecida como um gênero literário — sendo associada às tendências de vanguarda e ao minimalismo —, a micronarrativa ganhou um considerável número de adeptos nas duas últimas décadas.

Os 15 livros mais vendidos de todos os tempos

Os 15 livros mais vendidos de todos os tempos

A Revista Bula reuniu em uma lista os 15 livros mais vendidos da história da literatura, com exceção de obras religiosas, políticas, educacionais e de curiosidades. Para se chegar ao resultado, foram consultadas reportagens, entidades editoriais, empresas de pesquisas de mercado e publicações especializadas.

A obra completa de Machado de Assis para download gratuito

A obra completa de Machado de Assis para download gratuito

Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, é considerado, ao lado de Guimarães Rosa, o mais importante escritor brasileiro. Poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista e crítico literário, testemunhou a Abolição da Escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império. Morreu em 29 de setembro de 1908, aos 69 anos.

A obra completa de Mozart para download

A obra completa de Mozart para download

O site Mozart Weltweit disponibilizou para download legal e para audição on-line, toda a obra do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, composta por cerca de 700 peças, totalizando mais de 180 horas de música. Mozart foi o mais importante e prolífico compositor do período clássico. Suas obras são referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e de câmara. Mozart compôs o primeiro concerto aos 11 anos de idade e o último em 1791, ano de sua morte, aos 35 anos.

Os 100 melhores livros de todos os tempos

Os 100 melhores livros de todos os tempos

A Revista Bula reuniu em uma lista os 100 melhores livros de todos os tempos, classificados pelo site The Greatest Books. O ranking foi criado a partir de 128 outras listas sobre as maiores obras-primas da literatura. Os dez primeiros colocados são acompanhados de suas sinopses, adaptadas das originais, divulgadas pelas editoras.