Autor: Carlos Willian Leite

Toda a obra poética de Fernando Pessoa para download

Toda a obra poética de Fernando Pessoa para download

O portal Domínio Público disponibiliza para download a poesia completa de Fernando Pessoa. Embora sem uma ordem cronológica adequada e com edições repetidas, o acervo contempla toda a obra conhecida do poeta português. Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, em junho de 1888, e morreu em novembro de 1935, na mesma cidade. É considerado, ao lado de Luís de Camões, o maior poeta da língua portuguesa e um dos maiores da literatura universal.

A obra completa de Machado de Assis para download gratuito

A obra completa de Machado de Assis para download gratuito

Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, é considerado, ao lado de Guimarães Rosa, o mais importante escritor brasileiro. Poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista e crítico literário, testemunhou a Abolição da Escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império. Morreu em 29 de setembro de 1908, aos 69 anos.

A obra completa de Bach para download gratuito

A obra completa de Bach para download gratuito

O site Block Music Records em parceria com a School of Music at the University of Michigan disponibiliza para download gratuito a obra completa de Johann Sebastian Bach gravada em órgão barroco. As gravações foram feitas pelo professor, compositor e músico James Kibbie, da Universidade de Michigan, entre 2007 e 2009, em Leipzig, Alemanha.

A obra completa de Mozart para download

A obra completa de Mozart para download

O site Mozart Weltweit disponibilizou para download legal e para audição on-line, toda a obra do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, composta por cerca de 700 peças, totalizando mais de 180 horas de música. Mozart foi o mais importante e prolífico compositor do período clássico. Suas obras são referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e de câmara. Mozart compôs o primeiro concerto aos 11 anos de idade e o último em 1791, ano de sua morte, aos 35 anos.

Os 50 melhores livros da história da literatura

Os 50 melhores livros da história da literatura

Para se chegar ao resultado fizemos uma compilação de listas publicadas por jornais, revistas e sites especializados em listas, mercado editorial e livros. O objetivo da pesquisa era identificar, baseado nestas listas, quais eram os melhores livros da história da literatura. Algumas das listas pesquisadas incluíam apenas romances, outras — livros não ficcionais. Algumas traziam apenas obras do século 20, outras — obras seminais, formadoras da cultural ocidental.

As 50 melhores falas da história do cinema

As 50 melhores falas da história do cinema

Pedimos aos leitores da Revista Bula que apontassem as falas mais marcantes da história do cinema. A partir da opinião dos leitores, sintetizamos a lista reunindo as 50 frases mais citadas. A compilação está publicada na ordem decrescente, de 50ª à 1ª, com uma tradução aproximada, já que o contexto em que as falas foram ditas determina em muito o seu significado, sobretudo para as que têm duplo sentido.

As maiores bilheterias do cinema em cada ano, desde 1998

As maiores bilheterias do cinema em cada ano, desde 1998

Todos os anos, filmes esperados pelos fãs levam milhões de pessoas aos cinemas em todo o mundo. Nessa lista, a Revista Bula reuniu as sinopses dos filmes que mais arrecadaram nas bilheterias dos cinemas nos últimos 20 anos. O ranking reúne desde filmes adaptados de livros a franquias de super-heróis e foi elaborado com base nos dados divulgados pelo site Box Office Mojo.

As 50 palavras mais bonitas da língua portuguesa

As 50 palavras mais bonitas da língua portuguesa

Pedimos a Marcelo Franco, um dos maiores especialistas em livros no Brasil, que listasse as 50 palavras mais bonitas da literatura em língua portuguesa. O especialista enumerou 100 palavras, destas, selecionamos 50. Obviamente que listas são sempre incompletas, idiossincráticas. Sabe-se que, como a percepção, a opinião — que é a base da maioria as listas —, é algo individual.

Sete dicas de Ernest Hemingway para escrever ficção

Sete dicas de Ernest Hemingway para escrever ficção

Ganhador do prêmio Pulitzer de Ficção e do prêmio Nobel de Literatura, Ernest Hemingway é considerado um dos escritores mais importantes do século 20. “Por Quem os Sinos Dobram”, inspirado em sua experiência como correspondente de guerra, e publicado em 1940, é considerado sua obra-prima. Hemingway nunca escreveu um tratado sobre a arte de escrever ficção. Ele deixou, no entanto, muitas passagens em cartas, artigos e livros com opiniões e conselhos sobre a escrita.