Biblioteca disponibiliza 13 milhões de arquivos de museus brasileiros e portugueses

Biblioteca disponibiliza 13 milhões de arquivos de museus brasileiros e portugueses

A Biblioteca Digital Luso-Brasileira reuniu 13 milhões de itens, de museus brasileiros e portugueses para acesso e download gratuito. Entre os documentos, que são de diversas épocas e gêneros, há arquivos e obras extremamente raros, que recontam a história dos dois países.

Alguns dos destaque são a carta de Pero Vaz de Caminha (1500), que descreve a chegada das caravelas portuguesa ao Brasil; o livro “Os Lusíadas” (1572), de Camões; o livro “A Arte da Gramática” (1595); o quadro “Lisbone, Ville Capitale du Royaume de Portugal”, (1760) de Charpentier; mapas das províncias portuguesas (1762); a Carta de abertura dos portos (1808); e títulos de propriedade e posse portuguesa das terras cedidas aos franceses, na margem boreal do rio das Amazonas (1802).

Para acessar os arquivos basta entrar no site da biblioteca e selecionar o conteúdo desejado. Ao clicar sobre ele, uma nova página será aberta, na qual é possível ler online ou baixar o arquivo em formato PDF. A opção para download fica disponível do lado superior direito da tela.

O projeto da Biblioteca Digital Luso-Brasileira foi iniciado em fevereiro de 2014 pelas bibliotecas nacionais do Brasil e Portugal, com o objetivo de coordenar esforços para digitalização e acesso a todo o acervo das instituições. Em uma terceira fase, a expectativa é alargar o projeto a outros países de língua oficial portuguesa.

Clique no link para acessar:  13 milhões de arquivos de museus brasileiros e portugueses