Autor: Jéssica Chiareli

Desafio BBC: você assistiu no máximo 17 desses 100 filmes

Desafio BBC: você assistiu no máximo 17 desses 100 filmes

Você já conferiu aqui na Bula o desafio literário da BBC, que sugere que dificilmente alguém conseguiu ler mais de seis obras de uma lista de 100. No entanto, a novidade da vez é outra brincadeira, voltada não para a literatura, mas para a sétima arte. Semelhante ao jogo anterior, o desafio estabelece como 17 o número máximo de filmes que qualquer pessoa assistiu em uma lista que inclui 100 títulos.

Os 15 melhores livros da Coleção Vaga-lume

Os 15 melhores livros da Coleção Vaga-lume

A Coleção Vaga-lume se tornou a principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens. Para relembrar as suas publicações mais marcantes, a Bula realizou uma enquete com os leitores. Os livros mais votados foram reunidos em uma lista. Entre as obras que integram a seleção, estão: “A Turma da Rua Quinze” (1990), de Marçal Aquino; e “A Ilha Perdida” (1973), de Maria José Dupré.

As 20 melhores músicas da história do reggae

As 20 melhores músicas da história do reggae

A Bula reuniu em uma lista as melhores canções de reggae de todos os tempos. A seleção foi inspirada em um ranking do radialista inglês Nick Wall, e reúne os grandes hinos do estilo musical. A primeira colocação é ocupada por “Exodus” (1977), interpretada pela banda ícone do reggae Bob Marley & The Wailers. Já o segundo lugar ficou a cargo de “Black Woman” (1978), hit da também lendária Judy Mowatt; seguida de “Poor and Needy” (1983), de Misty in Roots.

Todos os filmes originais Netflix, classificados do pior ao melhor

Todos os filmes originais Netflix, classificados do pior ao melhor

A Netflix está investindo cada vez mais na produção de filmes exclusivos. Mais de três centenas deles já foram lançados e estão disponíveis na plataforma do serviço de streaming. A Bula avaliou todas as produções originais e as reuniu em uma lista, organizada do pior ao melhor filme. O ranking levou em conta as notas atribuídas aos títulos no IMDb, uma das maiores plataformas de cinema do mundo.

Todos os livros ganhadores do Pulitzer no século 21

Todos os livros ganhadores do Pulitzer no século 21

Desde 1917, o Pulitzer concede prêmios a jornalistas, escritores, artistas e fotógrafos pela excelência de seus trabalhos. A premiação, considerada uma das mais importantes do mundo, é anual e se divide em 21 categorias. Uma delas é dedicada a obras de ficção que se destacaram pela qualidade estética e importância simbólica. A Bula reuniu em uma lista todas as obras ganhadoras da categoria no século 21.

10 livros feministas essenciais

10 livros feministas essenciais

A Biblioteca Pública de Nova York selecionou algumas obras fundamentais para refletir sobre as conquistas das mulheres e suas contribuições para a história e sociedade. A seleção de Lynn Lobash, gerente do departamento de serviços ao leitor da Biblioteca, reúne livros influentes da história do feminismo, essenciais para entender o movimento pelos direitos das mulheres. Alguns destaques são “Um Teto Todo Seu” (1929), de Virginia Woolf; e “Política Sexual” (1970), de Kate Millett.

12 mulheres que mudaram os rumos da história

12 mulheres que mudaram os rumos da história

Muitas mulheres que revolucionaram a tecnologia, a ciência, a sociedade ou se transformaram em nomes de peso da literatura não são lembradas devidamente por seus feitos. Para ajudar a contornar essa situação, a Bula reuniu em uma lista algumas mulheres que precisam e merecem ser lembradas, pois de uma maneira direta ou indireta ajudaram a mudar os rumos da história.

33 livros fundamentais escritos por mulheres

33 livros fundamentais escritos por mulheres

A Bula reuniu em uma lista os livros escritos por mulheres que marcaram a história da literatura e, ao mesmo tempo, promoveram mudanças estruturais na sociedade e também de pensamento — seja pelo teor da obra ou pelo simples fato de terem sido escritos por mulheres. A seleção reúne obras de diferentes estilos e gêneros cobrindo um período de 150 anos.