Dia de Reis: 10 simpatias da literatura para trazer prosperidade e saúde Foto / Mauro Rodrigues

Dia de Reis: 10 simpatias da literatura para trazer prosperidade e saúde

O Dia de Reis, também conhecido como Epifania, é celebrado em 6 de janeiro e possui um significado profundo, enraizado em tradições que remontam aos primeiros séculos da Era Cristã. A data simboliza a apresentação de Jesus ao mundo, evento representado pela visita dos três Reis Magos — Melchior, Gaspar e Baltazar — que, guiados por uma estrela, chegaram ao local de nascimento de Jesus para oferecer presentes de grande simbolismo: ouro, incenso e mirra.

A celebração do Dia de Reis varia significativamente entre as diferentes culturas ao redor do mundo. Na Europa, por exemplo, a data é marcada por festivais e desfiles, como a famosa Cabalgata de Reyes Magos na Espanha, onde as cidades são preenchidas por paradas coloridas, e doces são distribuídos como presentes dos magos. Na França, é costume servir o Galette des Rois, um bolo de massa folhada que oculta uma pequena surpresa em seu interior; quem a encontra é coroado rei ou rainha do dia.

Na América Latina, o Dia de Reis marca o término do ciclo natalino, sendo um momento de reunião familiar em que se compartilham alimentos tradicionais, como a rosca de reyes no México, que contém uma pequena figura do menino Jesus escondida no bolo. A pessoa que encontra a figura torna-se responsável por organizar a celebração da Candelária em fevereiro.

Essas tradições são complementadas por uma série de simpatias e rituais, práticas folclóricas transmitidas de geração em geração com o propósito de atrair boa sorte, prosperidade e proteção para o novo ano. Algumas dessas práticas possuem origens em crenças ancestrais que amalgamam elementos cristãos com tradições pagãs e supersticiosas, refletindo a sincretização cultural presente em muitos países.

Os rituais e simpatias realizados no Dia de Reis servem para estabelecer uma conexão pessoal e espiritual com os aspectos mais sagrados e encantadores dessa data. Eles são manifestações de esperança e anseio por um ano repleto de bênçãos e realizações, mantendo viva uma tradição que celebra não somente um evento histórico-religioso, mas também a diversidade cultural da humanidade.