USP oferece centenas de livros para download gratuito

USP oferece centenas de livros para download gratuito

A Universidade de São Paulo (USP), uma das principais instituições de ensino e pesquisa da América Latina, apresenta seu notável projeto: o Portal de Livros Abertos da USP. Lançado em 2016, o portal se destaca como uma plataforma significativa para a divulgação de livros digitais acadêmicos e científicos. Com um acervo que inclui 16 editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, o portal atualmente hospeda 973 títulos disponíveis em seis idiomas: português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

O objetivo do portal é coletar e divulgar livros produzidos por unidades, institutos, centros e museus da USP, cobrindo diversas áreas do conhecimento. A iniciativa visa facilitar o acesso ao acervo acadêmico e preservar a memória da produção científica e acadêmica da universidade.

Os livros e coleções do portal são de natureza científica e passam por um processo de avaliação para assegurar a qualidade e a relevância acadêmica. A USP impõe critérios rigorosos de submissão e avaliação para manter o controle de qualidade, a seleção e a revisão editorial das publicações.

Tecnicamente, o portal utiliza o Open Monograph Press (OMP), um software de código aberto mantido pelo Public Knowledge Project (PKP). Esse software é desenvolvido para gerir e publicar livros científicos e acadêmicos, proporcionando uma plataforma eficiente para o projeto.

Clique no link para acessar: USP oferece centenas de livros para download gratuito