Os 82 mandamentos de Alejandro Jodorowsky para uma vida melhor

Os 82 mandamentos de Alejandro Jodorowsky para uma vida melhor

O site “Dangerous Minds” publicou uma lista com as máximas estabelecidas pelo jornalista, cineasta, psicólogo, escritor e ícone da contracultura Alejandro Jodorowsky para uma vida melhor. A lista foi adaptada do livro de memórias “The Spiritual Journey of Alejandro Jodorowsky” — lançado no Brasil com o título “A Jornada Espiritual de um Mestre” —, e resume os 82 ensinamentos do escritor para quem, assim como ele, busca mudar hábitos e conquistar uma vida mais saudável. O livro, como o próprio nome diz, é resultado de uma jornada espiritual de Jodorowsky, que teve como uma de suas mentoras a cantora chilena Violeta Parra.

Nascido em Tocopilla em 1929, no interior do Chile, Jodorowsky se mudou para Santiago aos 20 anos para iniciar os estudos universitários. À época ele já trabalhava como palhaço e artista de marionetes. Em 1953, se mudou para Paris para estudar mímica. Na cidade luz, o artista conheceu Roland Topor e Fernando Arrabal. Juntos, os três criaram um movimento multimídia, que realizava performances unindo teatro, literatura e cinema.

Durante os anos 1950, Alejandro Jodorowsky escreveu peças teatrais e livros. Na década seguinte, ele começou a carreira como diretor teatral em Paris e na Cidade do México. Já a carreira como escritor decolou em 1970, após o lançamento de “El Topo”, que se transformou um fenômeno de vendas na América graças ao principal fã da publicação, John Lennon. Cinco anos depois, o escritor retornou à França para se dedicar à versão cinematográfica de “Duna”, que acabou sendo filmada nos Estados Unidos, sob financiamento de David Lynch

1209