Autor: Paulo Fernandes

Cinema e música: Pink Floyd — The Wall, de Alan Parker Divulgação / Metro-Goldwyn-Mayer

Cinema e música: Pink Floyd — The Wall, de Alan Parker

Em 1979, o grupo de rock britânico Pink Floyd lançou um dos mais ambiciosos projetos de sua carreira: o álbum duplo conceitual “The Wall”. Quase uma ópera rock, conta a história do roqueiro fictício Pink. Totalmente pensado pelo baixista e letrista Roger Waters, o álbum é um dos mais conhecidos da banda e rendeu o estrondoso sucesso “Another Brick in the Wall — Part II”, que tocou até em comercial televisivo de xampu.

Maiakovski e Caetano Veloso: gente é pra brilhar

Maiakovski e Caetano Veloso: gente é pra brilhar

O interesse pela literatura russa no Brasil, com base na tradução de obras de autores russos para o português, se deu de duas maneiras distintas ao longo do século 20. Primeiro veio a prosa, com a tradução de romances e contos de autores do século 19, como Tolstói, Gógol e Dostoiévski. A poesia veio mais tarde, em meados da década de 1960, em quantidade bem menor de traduções e, ao contrário da prosa, privilegiando a poesia moderna russa e, em particular, a obra do vanguardista Vladimir Maiakóvski (1893-1930).

Cinema e música: Tommy, de Ken Russell Divulgação / Columbia Pictures

Cinema e música: Tommy, de Ken Russell

A música está ligada ao cinema desde as primeiras exibições públicas de filmes, no final do século 19, com as obras dos irmãos Lumière. A princípio, como as películas eram mudas, as projeções na tela eram acompanhadas por um pianista instalado na sala de cinema. O passo seguinte foram gravações de músicas que eram reproduzidas em aparelhos fonográficos e sincronizadas com o filme.

Discos musicais: prazer que agrada a quase todos os nossos sentidos

Discos musicais: prazer que agrada a quase todos os nossos sentidos

O amor pela música está presente nas minhas mais remotas lembranças da infância. Minha mãe apreciava cantar em casa os clássicos do cancioneiro nacional, e meu irmão mais velho me introduziu ao rock, especialmente aos Beatles, que naquela época ainda estavam juntos. Sempre tivemos discos em casa. É importante esclarecer que, até o advento do Compact Disc (CD) na década de 1980, nos referíamos aos discos de vinil simplesmente como “discos”.

Quando a música é influenciada pelas artes visuais: White Stripes e o neoplasticismo ‘De Stijl’

Quando a música é influenciada pelas artes visuais: White Stripes e o neoplasticismo ‘De Stijl’

A interação mais evidente entre música e artes visuais frequentemente se manifesta nas capas de discos. Isso pode ocorrer tanto pela influência estética — como nas capas criadas pelo designer gráfico Storm Thorgerson, inspiradas nas obras surrealistas de René Magritte — quanto pela reprodução direta de uma obra de arte, exemplificado pela capa do álbum “Viva la Vida” do Coldplay, que apresenta a pintura “A Liberdade Guiando o Povo” de Eugène Delacroix.