Autor: Paulo Fernandes

5 álbuns essenciais do Led Zeppelin

O “Dirigível de Chumbo” alçou voo em 1968, sustentado por blues rápidos e pesados, sob o comando do capitão Jimmy Page. Antes de assumir o comando do dirigível, Jimmy Page era um dos mais requisitados guitarristas de estúdio de Londres na década de 1960. Ele teve participação em gravações de artistas consagrados como Rolling Stones, Kinks, Who e Joe Cocker.

Tropicalia ou Panis et Circencis, o disco-manifesto que mudou a história da música

Tropicalia ou Panis et Circencis, o disco-manifesto que mudou a história da música

Instigados por esta agitação mundial, um grupo de artistas preparou uma revolução. Essa revolução não visava derrubar a ditadura militar e sim renovar a chamada música popular brasileira — MPB incorporando a ela outros elementos, muitos deles desprezados pelos puristas: o rock, Luiz Gonzaga, poesia concreta, Jovem Guarda, Carmen Miranda, bolero, Chacrinha, antropofagia modernista e tudo mais que aparecesse. Com todos estes ingredientes nasceu o Tropicalismo.

Seis álbuns essenciais de David Bowie

David Bowie foi um dos músicos mais singulares e influentes da história do rock e da cultura pop. Algumas de suas mudanças de direcionamento musical foram pioneiras e abriram caminhos que foram trilhados por outros artistas. Bowie, além de sua arte, possuía uma grande habilidade em chamar a atenção com sua imagem visual e conceitual.