Um filme adorável sobre solidão e autoconhecimento na Netflix, que vale cada minuto do seu dia Divulgação / Focus Features

Um filme adorável sobre solidão e autoconhecimento na Netflix, que vale cada minuto do seu dia

“Um Lugar”, dirigido e protagonizado pela talentosa Robin Wright, é uma narrativa cinematográfica que convida o espectador a uma jornada introspectiva e emocionante. Lançado em 2021, este drama evoca comparações com o aclamado “Na Natureza Selvagem”, de Sean Penn, ex-marido de Wright. Ambos os filmes exploram a temática da reclusão e da busca por sentido em meio à natureza selvagem, porém com nuances e perspectivas distintas.

Em “Um Lugar”, Wright dá vida a Edee, uma mulher que carrega o peso de um passado turbulento. Edee escolhe a solidão das montanhas do Wyoming como refúgio, em uma tentativa desesperada de se desconectar do mundo e de suas próprias memórias dolorosas. Este é um retrato cru da luta de uma pessoa contra o trauma e a depressão, onde a natureza não é apenas cenário, mas um personagem central e desafiador.

A jornada de Edee se intensifica quando ela enfrenta perigos reais e iminentes, como ataques de animais selvagens e um inverno rigoroso, evidenciando sua inexperiência na vida eremita que escolheu. A história toma um rumo inesperado com a chegada de Miguel, interpretado magistralmente por Demián Bichir. Miguel, um caçador local, traz um novo alento à história, ensinando Edee a sobreviver naquele ambiente hostil.

A relação entre Edee e Miguel se desenvolve sutilmente, longe de clichês românticos, e se baseia em um entendimento mútuo e na partilha de experiências e aprendizados. Wright e Bichir conseguem transmitir uma química palpável, transformando cada cena em um momento de profunda humanidade e compaixão.

“Um Lugar” destaca-se não apenas pela atuação convincente de seu elenco, mas também pela direção sensível de Wright, que equilibra habilmente os elementos de sobrevivência, introspecção e renovação. O filme foi concluído em um período notavelmente breve de 29 dias, o que é um testemunho do comprometimento e paixão de Wright pelo projeto, especialmente considerando seus compromissos com a série “House of Cards”.

O filme é um lembrete poderoso da força da resiliência humana e da capacidade de encontrar esperança mesmo nos momentos mais sombrios. “Um Lugar” não se limita a ser uma história de sobrevivência; é um olhar empático sobre a dor, a perda e a reconquista de si mesmo por meio dos laços inesperados que formamos. Este filme é, sem dúvida, um marco no cinema contemporâneo, refletindo a beleza e a complexidade da experiência humana.


Filme: Um Lugar
Direção: Robin Wright
Ano: 2021
Gênero: Drama
Nota: 9/10