Todas as 1.072 edições de O PASQUIM online e com acesso livre

Todas as 1.072 edições de O PASQUIM online e com acesso livre

“O Pasquim” é um periódico icônico que se tornou um emblema da resistência durante a ditadura militar brasileira. Fundado em 1968 pelo cartunista Jaguar e pelos jornalistas Tarso de Castro e Sérgio Cabral, o jornal se destacou por sua sátira política e humor perspicaz contra o regime autocrático instaurado em 1 de abril de 1964.

Com a promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), que retirou direitos constitucionais e legitimou a tortura como ferramenta estatal, “O Pasquim” se tornou um veículo para expressar a indignação do público. O periódico era conhecido por suas charges e cartuns provocativos, assim como entrevistas e contribuições de figuras proeminentes, incluindo Henfil, Ivan Lessa, Paulo Francis, Flávio Rangel, Millôr Fernandes, Ziraldo, Manoel Braga, Ruy Castro e Paulo Wolff.

Na década de 1970, a equipe “subversiva” de “O Pasquim” foi presa pelo Regime Militar, representando uma das muitas violações dos direitos humanos ocorridas durante esse período. Embora tenha durado apenas duas décadas, o legado de “O Pasquim” permanece na história da imprensa brasileira. Para celebrar seu 50º aniversário, a Fundação Biblioteca Nacional disponibilizou todas as edições digitalizadas do jornal.

Agora, leitores, pesquisadores e interessados podem acessar cada uma das 1.072 edições digitalizadas, com um recurso de pesquisa que permite encontrar palavras específicas no material digitalizado. O projeto de digitalização foi possível graças ao apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do cartunista Ziraldo, que doaram suas coleções à Biblioteca Nacional. A seção “Memórias” proporciona acesso a textos de diversos colaboradores, incluindo Henfil, Chico Buarque de Hollanda, Rubem Fonseca, Odete Lara e Paulo Francis. Para navegar pelas edições de “O Pasquim”, use as setas no canto superior esquerdo ou selecione uma edição específica clicando no ano desejado no topo da tela ou no botão “Miniaturas”, também no canto superior esquerdo. Uma galeria com todas as capas das edições será exibida, permitindo que o leitor escolha a edição que deseja abrir.

Clique no link para acessar: Todas as 1.072 edições de O Pasquim online e com acesso livre