Livros

Em ‘A Morte e o Meteoro’, Joca Reiners Terron retrata a extinção da vida

Em ‘A Morte e o Meteoro’, Joca Reiners Terron retrata a extinção da vida

Uma das grandes características da literatura brasileira contemporânea é o ponto de vista da catástrofe. Ficou definitivamente no passado a “consciência amena do atraso”, adotada pelos modernistas da Semana de 1922 e pelos autores do romance nordestino de 1930. O ideal positivo de superar o atraso deu lugar ao pessimismo em relação ao progresso. Na atualidade, prevalece o sentimento do desastre, seja social, político ou ambiental, que tem no escritor Joca Reiners Terron um dos seus autores mais significativos.

As tensões oníricas dos contos de Tobias Carvalho

As tensões oníricas dos contos de Tobias Carvalho

Depois de vencer o Prêmio Sesc de Literatura, a autor gaúcho retorna às narrativas breves para explorar a relação ambivalente entre sonho e realidade, através de quatro histórias conduzidas por personagens que buscam saídas imateriais para lidar com traumas, dramas familiares, dilemas pessoais e enigmas do passado escondidos nos labirintos da memória.

Perturbador e sombrio, novo documentário da Netflix abalará todos os espectadores

Perturbador e sombrio, novo documentário da Netflix abalará todos os espectadores

“Queda Livre: a Tragédia do Caso Boeing” analisa não uma, mas duas catástrofes envolvendo a Boeing, gigante do mercado aeroviário desde sua fundação, em 1916. Rory Kennedy, diretor do documentário, mostra como os casos repercutiram na imprensa mundial, enfatizando o cenário pós-catástrofe e apontando a filosofia equivocada da Boeing, que escondeu tudo o que pôde, tornando-se insustentável qualquer tentativa de autodefesa.

A história verdadeira do soldado Ryan

A história verdadeira do soldado Ryan

Autor de “Europa na Guerra — 1939-1945” (Record, 599 páginas, tradução de Vitor Paolozzi), o historiador britânico Norman Davies admite que “O Resgate do Soldado Ryan”, de Steven Spielberg, é, plasticamente, um belo filme, que conta uma boa história. Mas sugere também que a película não consegue — aliás, nem se propõe — esboçar um contexto histórico de qualidade.