Últimos dias para assistir ao drama angustiante que foi aplaudido de pé nos cinemas, na Netflix Karen Ballard / Lionsgate Films

Últimos dias para assistir ao drama angustiante que foi aplaudido de pé nos cinemas, na Netflix

No amplo espectro cinematográfico, “O Dia do Atentado”, na Netflix, se destaca como uma análise introspectiva das reverberações causadas por eventos que abalam estruturas institucionais, políticas e, acima de tudo, a essência humana no contexto do século 21. Sob a direção habilidosa de Peter Berg, somos guiados por uma exploração penetrante de um tema perpetuamente presente nas discussões globais.

O fatídico 11 de setembro de 2001 não é apenas um evento histórico; é um divisor de águas entre dois mundos distintos – o antes e o pós-evento. O cerne da humanidade sempre abrigou um abismo de contradições, desejos de poder e um potencial inerente para ações que desafiam os limites da moralidade. O 11 de setembro, em sua brutalidade, desnudou a capacidade humana de ocultar a maldade, expandindo o horizonte do entendimento sobre até onde alguns indivíduos podem ir em nome de suas convicções.

A trama se desenrola em torno do terrível ataque que ocorreu durante a Maratona de Boston em 15 de abril de 2013 e provocou a morte de três pessoas e consternação por centenas de feridos. Berg, com sua abordagem única, nos conduz pelo árduo processo de rastreamento e captura dos responsáveis por esse crime. Esse evento sem precedentes mergulhou a cidade de Boston, com sua rica história desde 1630, em uma jornada inexplorada. A magnitude desse desafio exigiu a colaboração de forças armadas, agências federais, serviços de emergência e, acima de tudo, da comunidade local. Em meio a uma atmosfera tensa, Boston experimentou dias de expectativa, ansiedade e uma busca incessante por justiça.

O protagonista, Tommy Saunders (Mark Wahlberg), emerge como uma figura complexa e cativante. Personagem fictício criado pelas mentes de Berg e seus co-roteiristas, Saunders é um sargento enfrentando punições e desafios internos. Sua paixão e dedicação à força policial tornam sua relação com a corporação mais intensa do que seu envolvimento amoroso com Carol, interpretada por Michelle Monaghan. A dinâmica intrincada entre sua vida profissional e pessoal se entrelaça habilmente com os eventos tumultuados de Boston, colocando Saunders diante de desafios que transcendem o físico.

Berg conduz magistralmente o público do prólogo envolvente para o epicentro do caos. As cenas são carregadas de emoção, exibindo um realismo impactante ao retratar a devastação do atentado. Saunders, posicionado no meio dos eventos e enfrenta desafios que vão além do físico. Seu relacionamento tenso com o agente especial do FBI, Richard DesLauriers (Kevin Bacon), adiciona complexidade à trama. Essa dinâmica, aliada à meticulosa reconstrução do crime e à análise das evidências, guia o público até os irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev, brilhantemente retratados por Alex Wolff e Themo Melikidze.

A captura dos responsáveis desencadeia sequências de ação intensas e emocionantes, acentuadas pela coragem de Dun Meng, um estudante do MIT feito refém pelos Tsarnaev. Jimmy O. Yang, mesmo com uma breve aparição, destaca-se em sua interpretação. No meio da representação visceral do terror, Berg habilmente entrelaça mensagens sobre amor, resiliência e esperança. Ao final, somos lembrados das vidas reais afetadas e da realidade por trás de cada cena, uma realidade que merece ser lembrada e honrada.


Filme: O Dia do Atentado
Direção: Peter Berg
Ano: 2016
Gêneros: Thriller/Drama/Biografia
Nota: 9/10