Os 5 melhores filmes da Netflix influenciados pela filosofia de Friedrich Nietzsche Divulgação / Netflix

Os 5 melhores filmes da Netflix influenciados pela filosofia de Friedrich Nietzsche

O contexto no qual as grandes mentes da humanidade viveram teve um impacto significativo em suas produções. Escritores, atores, artistas, filósofos e cineastas são diretamente moldados pelas adversidades da vida: dificuldades financeiras, famílias que crescem além do planejado, rupturas, mortes súbitas e trágicas, ou o mero descrédito generalizado — este talvez seja o mais devastador, por ser incontornável. Essas realidades afetam profundamente o trabalho de alguém cujo pensamento e sentimento estão além do comum.

A fonte da loucura que consumiu Friedrich Nietzsche (1844-1900), um dos maiores filósofos da história, é incerta. Teria surgido da convivência forçada com sua irmã Elisabeth — uma lunática que se casou com um dos precursores da ideologia de supremacia alemã —, ou Nietzsche, com sua sensibilidade, teria gradualmente percebido o labirinto inescapável que a vida representa, encontrando apenas uma saída: a rendição.

O niilismo é uma presença tangível em quase todos os textos de Nietzsche, como “Ecce Homo”, publicado postumamente em 1908, e “Humano, Demasiado Humano”, de 1878. Essas obras influenciaram outros livros, peças, pinturas e, claro, filmes. A lista da Bula foi inspirada pelo pensamento de Nietzsche e enumerou cinco histórias transformadas em filmes que refletem muitos de seus ensinamentos sobre as sombras da existência.