Música

As 15 melhores músicas brasileiras de todos os tempos

As 15 melhores músicas brasileiras de todos os tempos

Pedimos aos leitores e colaboradores que apontassem quais são as melhores músicas brasileiras de todos os tempos. Mais de 350 músicas foram citadas por 7 mil participantes. A partir da primeira seleção, foi elaborada uma nova lista com as 15 canções que obtiveram mais citações. Com o objetivo de dar maior amplitude à pesquisa foi adotada como critério a inclusão de apenas uma música por intérprete, já que alguns nomes, baseados na enquete, emplacariam mais de uma canção entre as 15 selecionadas. Discutível como qualquer lista de melhores, esta também não pretende ser abrangente ou definitiva e reflete apenas a opinião dos participantes.

51139
As 15 maiores canções da história do jazz

As 15 maiores canções da história do jazz

Os sites Jazz24 e NPR Música fizeram uma enquete mundial para eleger as melhores canções de jazz em todos os tempos. Mais de 1500 canções foram citadas por cerca de 10 mil participantes. No topo da lista aparece “Take Five”, composição escrita por Paul Desmond e apresentada pelo The Dave Brubeck Quartet, no álbum “Time Out”, de 1959. “Take Five” foi o primeiro single de jazz da história a vender 1 milhão de cópias. O segundo lugar da lista ficou com “So What”, de Miles Davis, gravada no álbum “Kind of Blue”, também de 1959. Em terceiro lugar aparece “Take The a Train”, composta por Billy Strayhorn e gravada por Duke Ellington, no álbum “Uptown”, de 1952.

9021
Tesouro musical: toda a obra de Johann Sebastian Bach em performances ao vivo

Tesouro musical: toda a obra de Johann Sebastian Bach em performances ao vivo

O projeto All of Bach tem como objetivo disponibilizar, em performances ao vivo, as 1080 peças compostas por Johann Sebastian Bach. As gravações estão sendo feitas pela Netherlands Bach Society, que reúne músicos dos mais importantes conservatórios do mundo. Além das peças, o projeto traz uma série de extras, como entrevistas com os músicos e o contexto histórico e musicológico de cada peça. Novos performances são publicadas no portal do projeto às sextas-feiras.

1057
As 10 melhores canções do divino e maravilhoso Caetano Veloso

As 10 melhores canções do divino e maravilhoso Caetano Veloso

Como dois e dois são cinco, o meu nome é Caetano. Muitos me chamam de Divino Maravilhoso. Mas você pode me chamar de Leãozinho. Um estrangeiro? Um índio? Um comunista? Não enche! Onde eu nasci passa um rio. Mas, a minha alegria atravessou o mar quando conheci Irene, uma fera ferida, uma tigresa de unhas negras e íris cor de mel, uma mulher, uma beleza que me aconteceu. Esfregando a pele de ouro marrom do seu corpo contra o meu, ela me falou que o mal era bom e o bem cruel.

7098
As 20 maiores canções da história do blues

As 20 maiores canções da história do blues

O crítico de música inglês, Nick Wall, compilou uma lista daqueles que seriam os maiores clássicos da história do blues tradicional. A lista, que está em ordem classificatória, cobre o período de 1912 a 1970. A lista traz clássicos como Robert Johnson, Muddy Waters, John Lee Hooker, Bessie Smith, Elmore James, Bone Walker, Vera Hall e Mississippi John Hurt. A menção honrosa, ao final, ficou por conta da Revista Bula, não fazendo parte da lista de Nick Parede.

9578