Autor: Giancarlo Galdino

Filme alucinante com Denzel Washington e Mark Wahlberg, na Netflix, fará seu coração sair pela boca Divulgação / Universal Pictures

Filme alucinante com Denzel Washington e Mark Wahlberg, na Netflix, fará seu coração sair pela boca

O que fazer nas situações em que a polícia se esquece de sua importância para a sociedade, comete graves deslizes e se desvirtua? “Dose Dupla” (2013), o thriller do islandês Baltasar Kormákur, se desenrola a partir desse eixo, mas elabora discussões muito mais profundas, como a promiscuidade das relações entre a polícia, base das democracias no mundo civilizado, e o lado sombrio da força, cada vez mais insinuante.

Filme com Bruce Willis, na Netflix, vai fritar seu cérebro e te manter 97 minutos sem piscar Brian Douglas / Lionsgate

Filme com Bruce Willis, na Netflix, vai fritar seu cérebro e te manter 97 minutos sem piscar

Espécie de farsa sobre a decomposição das instituições (no caso, as forças policiais mesmo), minadas por gente de fora e de dentro, ainda que haja uns poucos abnegados que resistam e façam seu trabalho, em “Assalto ao Poder” (2016) Steven C. Miller tenta elaborar possíveis razões para a atual degenerescência da polícia, o primeiro (e às vezes também o último) apoio do cidadão comum.

A história de amor, na Netflix, que vai deixar um gosto de esperança e que todos deveriam assistir Samuel Dore / Dragonfly Film

A história de amor, na Netflix, que vai deixar um gosto de esperança e que todos deveriam assistir

Retratando uma das pelejas mais duras e mais belas a que alguém pode se lançar, à da busca por afirmação e respeito, Bruce Goodison e Amit Sharma levantam discussões sempre urgentes em “A Luta de Barbara e Alan” (2022), drama todo pontuado por momentos de humor ácido, mas preciso, outra característica do casal biografado no filme.

Para curar espírito e elevar a alma, filme na Netflix  vai te dar um banho vida Divulgação / VerCine

Para curar espírito e elevar a alma, filme na Netflix vai te dar um banho vida

O argentino Marcos Carnevale discorre sobre as fraquezas do homem com rara sensibilidade, em filmes que primam por dar ao espectador a noção de acolhimento, e “Inseparáveis” (2016) faz justiça à fama do diretor. A história real de um milionário perdido num universo de solidão devido à tetraplegia que o aprisiona numa cadeira de rodas, interrompida com a chegada de um assistente nada comum, rende um filme pouco original, é verdade, mas nem por isso menos encantador.

De tirar o fôlego e fazer o queixo cair, obra-prima da história recente do cinema está na Netflix Divulgação / Paramount Pictures

De tirar o fôlego e fazer o queixo cair, obra-prima da história recente do cinema está na Netflix

Christopher McQuarrie deixa no ar o que pretende com seu “Missão: Impossível: Efeito Fallout” (2018), que além do alvoroço habitual que encanta para muito além das plateias já afetas a esses enredos, condena a incurável ganância do homem, aqui em busca de um recurso mineral que pode arruinar de vez as já precárias condições de sobrevivência na Terra.