Os 10 melhores romances brasileiros de 2023

Os 10 melhores romances brasileiros de 2023

Rompe o ano, e, naturalmente, tratamos logo de fazer um balanço de nossas conquistas, mas, sobretudo, de nossas perdas. Resta na alma um travo de amargor por quem não volta, uma nota de decepção pelas coisas a que se renuncia, o cansaço de saber que em breve retomaremos o fluxo do existir no inferno da rotina, que nem sempre cabe-nos escolher, até que as grandes questões sucumbem com o avançar dos anos. A irrequietude do homem frente ao passar do tempo, incansável, inclemente, cruel, e sua cornucópia de mistérios cuja solução é meramente ilusória, dá ao gênero humano das poucas certezas de que se consegue garimpar desse campo lodoso e edênico que é a vida: jamais se deve deixar passar uma boa oportunidade. Tudo quanto pode haver mais de importante troca de lugar com o fútil e o quimérico, estrangulando também os sonhos mais ingênuos.

O Brasil estreia 2024 atolado nas velhas questões de sempre — miséria galopante, políticos demagogos que se perpetuam no topo do sistema fazendo dela ótimo proveito, ignorância, má-fé —, e a literatura por seu turno encontra uma maneira de explicar seus efeitos, ou, quando menos, engendrar uma denúncia minimamente sólida. Munida de um atrevimento revolucionário, Bruna Kalil Othero diz verdades fesceninas e urgentes em “O Presidente Pornô” (Companhia das Letras), visionária a ponto do leitor confundir-se quanto ao alcance de sua prosa e não saber mais se ela fala do Brasil — ou Plazil, em referência óbvia e hilariante ao remédio usado no tratamento de distúrbios gastrointestinais —, ou se se refere a certo ex-chefe de Estado americano, enxovalhado também por pagar com dinheiro do contribuinte o silêncio de uma atriz de filmes adultos com quem partilhava os lençóis. Esse atropelo da realidade é uma das marcas mais notáveis das belas letras, das histórias que transcendem a frieza do papel e derramam-se na vida como ela é. A pena intimista de Natalia Timerman em “As Pequenas Chances” (Todavia) pouco tem em comum com a rica filosofia do escracho de Othero, e também por essa razão seu livro figura na nossa lista dos dez melhores romances brasileiros publicados em 2023, com sinopses adaptadas ou reproduzidas dos websites das editoras. Psiquiatra, Timerman divide com o leitor, num relato corajoso e tocante, a degenerescência do pai, Artur, também médico, ao cabo de um longo processo para reversão de um câncer que já o fustigara antes. “O Presidente Pornô”, “As Pequenas Chances” e as demais oito publicações dão-nos um alento mesmo que evanescente quanto a esperar um Plazil, digo, um Brasil menos nauseante, uma vez que a natureza humana não deixará de sofrer nunca. 

O resultado foi obtido a partir de uma consulta aos assinantes da newsletter da Revista Bula. Dentre eles, 357 participantes compartilharam suas preferências, apontando seus romances favoritos de 2023.