As 10 fotografias mais felizes da história

Após a publicação da lista das dez fotografias mais tristes da história, alguns leitores sugeriram que reuníssemos as dez fotografias mais felizes. Como na publicação anterior, para se chegar ao resultado, fizemos uma compilação de reportagens publicadas por jornais, revistas,
sites especializados em arte, fotojornalismo, fotografia e história. O objetivo da pesquisa era identificar quais eram as dez fotografias icônicas que mais simbolizam momentos de felicidade em todos os tempos. Obviamente que, como em qualquer lista, o resultado sempre será questionável. Sabe-se que, como a percepção, a opinião — que foi a base da pesquisa —, é algo individual.

Entretanto, as dez fotografias selecionadas, que contemplam períodos distintos, cobrindo um itinerário que vai de 1926 a 1999, se não são unanimidades no meio fotográfico (e possivelmente não serão entre os leitores), são referências explícitas de alguns dos momentos mais inspiradores da história — seja pelo lirismo nostálgico de uma guerra de travesseiros em um quarto de hotel, seja pela inocência latente de um garoto correndo pelas ruas de Paris. Seja pelo reencontro emocionado com o pai que voltava da guerra, seja pelo beijo apaixonado de um desconhecido. Eis, em ordem classificatória, as dez fotografias selecionadas baseadas nas publicações pesquisadas.