Autor: Nei Duclós

Faroeste moderno, digno de Oscar, na Netflix, prende o espectador do início ao fim

Faroeste moderno, digno de Oscar, na Netflix, prende o espectador do início ao fim

Em “Deixe-o Partir” (Thomas Bezucha, 2020), a humanidade isolada e sem rodeios vive suas perdas. A família que era estruturada enfrenta o luto de um filho único que bateu a cabeça nas pedras ao cair do cavalo, e sofre a distância do neto levado para um endereço não sabido. O moço índio vive sozinho fugindo da perseguição étnica. A mãe dominadora (Lesley Manville, assustadora e digna de um Oscar) vê os irmãos morrer em tragédias sucessivas e mantém os filhos sob tacão.

Um dos mais belos filmes da história do cinema está na Netflix e você não sabia Divulgação / Universal Pictures

Um dos mais belos filmes da história do cinema está na Netflix e você não sabia

Não basta dizer que está cego, é preciso demonstrar essa condição com o corpo e os gestos ao longo de duas horas e meia do filme “Perfume de Mulher” (1992, Martin Brest). Como Al Pacino consegue? Ele imobiliza a nuca e os ombros e solta a língua, enquanto adivinha com os sentidos que lhe restam a presença alheia, os espaços e objetos e as intenções nas falas de quem o cerca. Performance de gênio que lhe rendeu um Oscar em 1993.

Arrebatador e fabuloso, filme de Pedro Almodóvar, na Netflix, vai atravessar sua alma Manolo Pavón / El Deseo

Arrebatador e fabuloso, filme de Pedro Almodóvar, na Netflix, vai atravessar sua alma

Julieta (2016, Pedro Almodóvar) foi descrito como uma abordagem sobre a maternidade. Mas é outra coisa. É o acaso e o destino interferindo nas vontades expostas na eterna presença do drama. A composição dramática na vida das personalidades envolvidas — mãe filha pai amante avós — domina o teatro popular, as novelas de rádio e TV, as canções os gestos e os filmes de sucesso.

O filme mais impactante e brutal do cinema na última década está na Netflix e não te deixará desviar o olhar Divulgação / Lionsgate

O filme mais impactante e brutal do cinema na última década está na Netflix e não te deixará desviar o olhar

“Sicário, Terra de Ninguém” (Denis Villeneuve, 2015) é a perseguição e tocaia desse tipo de profissional que não sabe onde esconder os corpos de suas vítimas e por isso amontoa os cadáveres atrás de paredes falsas de uma casa abandonada no deserto. A descoberta desencadeia uma operação da Cia para chegar no assassino, usando métodos condenados de tortura e morte.