Academia Brasileira de Escritores empossa dez imortais e aposta em direitos humanos e cooperação lusófona

Academia Brasileira de Escritores empossa dez imortais e aposta em direitos humanos e cooperação lusófona

Amanhã, na Unibes Cultural, em São Paulo, a Academia Brasileira de Escritores realiza cerimônia de posse de dez imortais e 36 chanceleres. Com programação que inclui seminário sobre direitos humanos, memória e justiça social, o evento reúne pesquisadores, escritores, líderes religiosos e autores de países de língua portuguesa. A entidade, criada em 2011, busca consolidar atuação nacional na formação de leitores, edição de novos autores e articulação de projetos literários, ampliando parcerias, circulação e presença pública em várias regiões brasileiras.

O melhor filme de Russell Crowe em anos acaba de chegar à Netflix Divulgação / Cutting Edge

O melhor filme de Russell Crowe em anos acaba de chegar à Netflix

Produzido em clima de guerras por controle remoto, o filme acompanha militares presos em selva estrangeira enquanto dependem de um operador distante, confinado em contêiner climatizado, para sobreviver. A narrativa mistura thriller de sobrevivência e ação militar, interessada nas falhas de comunicação, nas hierarquias rígidas e na facilidade com que vidas viram pixels no monitor.

O thriller com Michael Douglas que retrata a fúria de um homem comum e ainda impressiona décadas depois Divulgação / Warner Bros.

O thriller com Michael Douglas que retrata a fúria de um homem comum e ainda impressiona décadas depois

Um punhado de situações estressantes acomete o protagonista de “Um Dia de Fúria”, uma das melhores traduções que o cinema deu à onda de paranoia e angústia existencial que desabou sobre os Estados Unidos pós-Reagan, época das violentas tensões sociais que sacudiram Los Angeles e degringolaram nos distúrbios de 29 de abril de 1992. Quatro oficiais do Departamento de Polícia angelino, três brancos e um hispânico, foram absolvidos do crime de agressão contra Rodney King (1965-2012), um operário da construção civil afro-americano, após terem-no perseguido em alta velocidade. As consequências, como se vê, perduram.

Um filme da Netflix que beija a alma, abraça o coração e dança com a esperança Divulgação / Netflix

Um filme da Netflix que beija a alma, abraça o coração e dança com a esperança

Despretensiosamente, “O Segredo do Papai Noel” passa a integrar a lista dos bons filmes de Natal, com uma bem contada história sobre as emoções e anseios que teimam em vir à tona nessa época. Conhecido pela numerosa produção de longas com essa temática, Mike Rohl compõe o registro ensolarado de uma pequena tragédia sempre a um triz de ser realidade, mas que o destino trata de liquidar. Talvez levado pelo tal encanto natalino.

Kate Winslet e Jack Black na comédia romântica que abraça como cobertor e aquece como chocolate quente, na Netflix Divulgação / Columbia Pictures

Kate Winslet e Jack Black na comédia romântica que abraça como cobertor e aquece como chocolate quente, na Netflix

Ambientado entre uma Londres melancólica e um inverno luminoso na Califórnia, o filme acompanha duas mulheres em crise sentimental que decidem trocar de casas por algumas semanas, apostando que a distância resolverá velhos impasses. A narrativa, típica da comédia romântica dos anos 2000, ganha novo interesse ao circular hoje em serviços de streaming, recolocando em debate fantasias de fuga, trabalho exaustivo e idealização do amor adulto. A direção privilegia diálogos ligeiros, interiores acolhedores e encontros improváveis, criando escapismo romântico fantasioso.