Bloomsday: 20 curiosidades sobre a data mais importante da literatura moderna

Bloomsday: 20 curiosidades sobre a data mais importante da literatura moderna

Imagine um dia único em que entusiastas da literatura de todo o mundo se reúnem para celebrar um único livro — isso é o que acontece todos os anos em 16 de junho. Este dia, conhecido como Bloomsday, é uma celebração global em homenagem ao intrigante Leopold Bloom, protagonista de “Ulysses”, a obra icônica do escritor irlandês James Joyce.

“Ulysses”, lançado em 1922, foi um verdadeiro marco na literatura. Joyce, um escritor incansavelmente dedicado a experimentar com linguagem e estruturas literárias, chocou o mundo literário e rompeu paradigmas críticos. Ele brincava com estilos, mesclando-os de tal forma que se tornaria a maior referência tanto para a literatura modernista quanto para a pós-modernista.

Graças a Joyce e ao seu “Ulysses”, a literatura mundial chegou a uma nova era. Gênio do século 20, como Virginia Woolf, William Faulkner, Samuel Beckett e Thomas Pynchon, foram influenciados por sua escrita. E até hoje, “Ulysses” continua sendo um desafio para escritores e leitores que buscam compreender e decifrar suas complexidades.

Celebrar o Bloomsday não é apenas recordar um livro ou um personagem. É reconhecer a revolução que Joyce causou na literatura mundial com “Ulysses” e a relevância do livro que, mesmo um século depois, continua a desafiar, questionar e fascinar.