O Paradoxo Francês e os benefícios do vinho para a saúde humana

O Paradoxo Francês e os benefícios do vinho para a saúde humana

O fenômeno conhecido mundialmente como Paradoxo Francês ilustra um dos principais benefícios do vinho para o corpo humano: a proteção cardiovascular. O alto consumo de alimentos gordurosos, típicos da culinária francesa, pela lógica, deveria resultar em um maior número de doenças cardíacas entre os franceses. No entanto, isso não é observado. Mesmo apresentando os fatores de risco mais comuns, como colesterol alto, hipertensão, índice de massa corporal elevado e tabagismo, a mortalidade por doença coronariana, na França, é menor que em outros países industrializados da Europa e nos Estados Unidos. A saúde coronária dos franceses é invejável.

O médico francês Serge Reynaud, autor da teoria chamada Paradoxo Francês, sugere que o responsável por essa situação é, exatamente, o elevado consumo de vinho. Os efeitos antioxidantes da bebida, associados ao seu consumo moderado, são apontados como fatores responsáveis pelo Paradoxo Francês. A conclusão é o deleite: o consumo moderado de álcool e de vinho está, comprovadamente, relacionado à diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares.

Beber um bom vinho é uma celebração à vida, um momento de deleite despretensioso e, por vezes, sagaz. Não é um ritual de autocuidado, mas se pode colher, conscientemente, os louros dessa cerimônia jubilosa. De fato, e bem documentado pela literatura especializada, existe um grande conjunto de evidências que atestam o potencial da uva e de seus derivados no tratamento de diversas condições clínicas: envelhecimento, hipertensão, doenças neurodegenerativas, AVCs e até o câncer. Alguns pesquisadores sugerem que a combinação dos compostos da uva com o álcool, presente no vinho, potencializa seus efeitos benéficos à saúde humana. Outros destacam que o processo de fermentação aumenta a biodisponibilidade das substâncias fenólicas presentes na bebida.

Embora os mecanismos responsáveis pelos efeitos saudáveis do vinho sejam complexos, os resultados são bem estudados e avalizados, consolidando essa bebida milenar como uma coadjuvante agradável e eficiente na manutenção de um estilo de vida feliz e saudável.

Seguem algumas das principais condições contra as quais, comprovadamente, o vinho apresenta potencial benéfico.