A arte é uma forma de exprimir as emoções humanas e eternizar o homem. A concepção de cinema como sétima arte, partiu de um manifesto escrito pelo crítico e teórico de cinema Riciotto Canudo, em 1911. Até então, os filmes eram meros objetos de curiosidade e entretenimento. Com o tempo, graças à sua plasticidade, o cinema se tornou um veículo complexo de criatividade e a tradução, tanto da realidade quanto da fantasia, para as telas.
Desde 1952, a “Sight and Sound”, revista mensal publicada pelo Instituto de Cinema Britânico, publica, a cada dez anos, uma lista com os 100 melhores filmes de todos os tempos escolhidos por críticos. Com o passar das décadas, a lista foi ganhando cada vez mais prestígio e se tornou um importante indicador da opinião dos especialistas nesta arte e indústria.
Ao todo, são 1.639 críticos, programadores, curadores, arquivistas e acadêmicos que fazem parte do levantamento, sendo que cada um envia seus 10 filmes favoritos. Entre os diretores vivos que integram a lista, estão Jordan Peele, David Lynch, Martin Scorsese, Ridley Scott, Jane Campion, Spike Lee e Francis Ford Coppola. Já Goddard e Hitchcock são os que mais emplacaram filmes no ranking, conseguindo quatro posições na listagem, cada um.
Confira agora cada um dos escolhidos:
1. Jeanne Dielman, de Chantal Akerman (1975)
2. Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock (1958)
3. Cidadão Kane, de Orson Welles (1941)
4. Era uma Vez em Tóquio, de Yasujirô Ozu (1953)
5. Amor à Flor da Pele, de Wong Kar-Wai (2000)
6. 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick (1968)
7. Bom Trabalho, de Claire Denis (1999)
8. Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos, de David Lynch (2001)
9. Um Homem com uma Câmera, de Dziga Vertov (1929)
10. Cantando na Chuva, de Stanley Donen e Gene Kelly (1952)
11. Aurora, de F.W. Murnau (1927)
12. O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola (1972)
13. A Regra do Jogo, de Jean Renoir (1939)
14. Cléo das 5 às 7, de Agnès Varda (1962)
15. Rastros de Ódio, de John Ford (1956)
16. Tramas do Entardecer, de Maya Deren e Alexander Hammid (1943)
17. Close-up, de Abbas Kiarostami (1990)
18. Quando Duas Mulheres Pecam, de Ingmar Bergman (1966)
19. Apocalipse Now, de Francis Ford Coppola (1979)
20. Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa (1954)
21. (Empatado em 21º) O Martírio de Joana D’Arc, de Carl Theodor Dreyer (1928)
22. (Empatado em 21º) Pai e Filha, de Yasujirô Ozu (1949)
23. Playtime — Tempo de Diversão, de Jacques Tati (1967)
24. Faça a Coisa Certa, de Spike Lee (1989)
25. (Empatado em 25º) A Grande Testemunha, de Robert Bresson (1966)
26. (Empatado em 25º) O Mensageiro do Diabo, de Charles Laughton (1955)
27. Shoah, de Claude Lanzmann (1985)
28. As Pequenas Margaridas, de Vera Chytilová (1966)
29. Taxi Driver, de Martin Scorsese (1976)
30. Retrato de uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma (2019)
31. (Empatado em 31º) 8 ½, de Federico Fellini (1963)
32. (Empatado em 31º) O Espelho (1975)
33. (Empatado em 31º) Psicose, de Alfred Hitchcock (1960)
34. O Atalante, de Jean Vigo (1934)
35. A Canção da Estrada, de Satyajit Ray (1955)
36. (Empatado em 36º) Luzes da Cidade, de Charlie Chaplin (1931)
37. (Empatado em 36º) M, o Vampiro de Dusseldorf, de Fritz Lang (1931)
38. (Empatado em 38º) Acossado, de Jean-Luc Godard (1960)
39. (Empatado em 38º) Quanto Mais Quente Melhor, de Billy Wilder (1959)
40. (Empatado em 38º) Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock (1954)
41. (Empatado em 41º) Ladrões de Bicicletas, de Vittorio De Sica (1948)
42. (Empatado em 41º) Rashomon, de Akira Kurosawa (1950)
43. (Empatado em 43º) Stalker, de Andrei Tarkovsky (1979)
44. (Empatado em 43º) O Matador de Ovelhas, de Charles Burnett (1978)
45. (Empatado em 45º) Barry Lyndon, de Stanley Kubrick (1975)
46. (Empatado em 45º) A Batalha de Argel, de Gillo Pontecorvo (1966)
47. (Empatado em 45º) Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock (1959)
48. (Empatado em 48º) A Palavra, de Carl Theodor Dreyer (1955)
49. (Empatado em 48º) Wanda, de Barbara Loden (1970)
50. (Empatado em 50º) Os Incompreendidos, de François Truffaut (1959)
51. (Empatado em 50º) O Piano, de Jane Campion (1993)
52. (Empatado em 52º) O Medo Consome a Alma, de Rainer Werner Fassbinder (1974)
53. (Empatado em 52º) Notícias de Casa, de Chantal Akerman (1977)
54. (Empatado em 54º) O Desprezo, de Jean-Luc Godard (1963)
55. (Empatado em 54º) Blade Runner, de Ridley Scott (1982)
56. (Empatado em 54º) O Encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein (1925)
57. (Empatado em 54º) O Apartamento, de Billy Wilder (1960)
58. (Empatado em 54º) Bancando o Águia, de Buster Keaton (1924)
59. Sem Sol, de Chris Marker (1983)
60. (Empatado em 60º) A Doce Vida, de Federico Fellini (1960)
61. (Empatado em 60º) Moonlight, de Barry Jenkins (2016)
62. (Empatado em 60º) Filhas do Pó, de Julie Dash (1991)
63. (Empatado em 63º) Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese (1990)
64. (Empatado em 63º) O Terceiro Homem, de Carol Reed (1949)
65. (Empatado em 63º) Casablanca, de Michael Curtiz (1942)
66. Touki Bouki — A Viagem da Hiena, de Djibril Diop Mambéty (1973)
67. (Empatado em 67º) Andrei Rublev, de Andrei Tarkovsky (1966)
68. (Empatado em 67º) A Pista, de Chris Marker (1962)
69. (Empatado em 67º) Os Sapatinhos Vermelhos, de Michael Powell e Emeric Pressburger (1948)
70. (Empatado em 67º) Os Catadores e Eu, de Agnès Varda (2000)
71. (Empatado em 67º) Metropolis, de Fritz Lang (1927)
72. (Empatado em 72º) A Aventura, de Michelangelo Antonioni (1960)
73. (Empatado em 72º) Viagem à Itália, Roberto Rosselini (1954)
74. (Empatado em 72º) Meu Amigo Totoro, de Hayao Miyasaki (1988)
75. (Empatado em 75º) A Viagem de Chihiro, de de Hayao Miyasaki (2001)
76. (Empatado em 75º) Imitação da Vida, de Douglas Sirk (1959)
77. (Empatado em 75º) O Intendente Sansho, de Kenji Mizoguchi (1954)
78. (Empatado em 78º) Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder (1950)
79. (Empatado em 78º) Sátántangó, de Béla Tarr (1994)
80. (Empatado em 78º) Um Dia Quente de Verão, de Edward Yang (1991)
81. (Empatado em 78º) Tempos Modernos, de Charlie Chaplin (1936)
82. (Empatado em 78º) Neste Mundo e no Outro, de Michael Powell e Emeric Pressburger (1946)
83. (Empatado em 78º) Céline e Julie Vão de Barco, de Jacques Rivette (1974)
84. (Empatado em 84º) Veludo Azul, de David Lynch (1986)
85. (Empatado em 84º) O Espírito da Colméia, de Victor Erice (1973)
86. (Empatado em 84º) O Demônio das Onze Horas, de Jean-Luc Godard (1965)
87. (Empatado em 84º) Histoire(s) du Cinéma, de Jean-Luc Godard (1988)
88. (Empatado em 88º) O Iluminado, de Stanley Kubrick (1980)
89. (Empatado em 88º) Amores Expressos, de Wong Kar-Wai (1994)
90. (Empatado em 90º) Parasita, de Bong Joon Ho (2019)
91. (Empatado em 90º) As Coisas Simples da Vida, de Edward Yang (2000)
92. (Empatado em 90º) Contos da Lua Vaga, de Kenji Mizoguchi (1953)
93. (Empatado em 90º) O Leopardo, de Luchino Visconti (1963)
94. (Empatado em 90º) Desejos Proibidos, de Max Ophüls (1953)
95. (Empatado em 95º) Um Condenado à Morte Escapou, de Robert Bresson (1956)
96. (Empatado em 95º) Era uma Vez no Oeste, de Sergio Leone (1968)
97. (Empatado em 95º) Mal dos Trópicos, de Apichatpong Weerasethakul (2004)
98. (Empatado em 95º) A Negra de…, de Ousmane Sembene (1966)
99. (Empatado em 95º) A General, de Clyde Bruckman e Buster Keaton (1926)
100. (Empatado em 95º) Corra!, de Jordan Peele (2017)