5 álbuns essenciais do Led Zeppelin

O “Dirigível de Chumbo” alçou voo em 1968, sustentado por blues rápidos e pesados, sob o comando do capitão Jimmy Page. Antes de assumir o comando do dirigível, Jimmy Page era um dos mais requisitados guitarristas de estúdio de Londres na década de 1960. Ele teve participação em gravações de artistas consagrados como Rolling Stones, Kinks, Who e Joe Cocker.

Em 1966, Page foi convidado pelo amigo e guitarrista Jeff Beck para tocar contrabaixo nos Yardbirds. Dentro de um dos mais importantes grupos da cena blues da Londres dos anos 1960, Page não demorou muito para voltar ao seu instrumento de origem e protagonizar antológicos duelos com Beck.

Os Yardbirds são muito lembrados hoje por terem contado entre seus membros com três dos maiores guitarristas do rock de todos os tempos, sucessivamente: Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page. O grupo, originalmente uma banda de blues ao longo do tempo incorporou temas psicodélicos e de apelo pop.

Apesar da alta qualidade de sua música, o almejado sucesso comercial não vinha. Isto terminou por fazer implodir os Yardbirds, após as saídas de vários de seus componentes incluindo Jeff Beck, a banda chegou a 1968 praticamente com um único membro: Jimmy Page.

Com intuito de reformular os Yardbirds, Page e o empresário Peter Grant saíram à procura de bons músicos para a banda. Em uma desconhecida Band of Joy conheceram o vocalista hippie Robert Plant e o poderoso baterista John “Bonzo” Bonham. Para completar a trupe, chamaram outro excelente músico de estúdio: o baixista e tecladista John Paul Jones. Com o nome de New Yardbirds estavam prontos para excursionar e honrar contratos previamente assumidos por Peter Grant.

Segundo relatos da época, Keith Moon, baterista do Who, ao comentar sobre o som dos New Yardbirds teria dito que “o grupo era tão pesado que afundaria como um zepelim de chumbo”. Depois da sarcástica piada de Moon, o grupo decidiu mudar o nome para Led Zeppelin, já que apenas Jimmy Page era um Yardbird.

O Led Zeppelin fez sua estreia em Londres, ainda em 1968, com direito a aclamação de público e elogios da imprensa. A ideia musical que Page tinha para o grupo era combinar o peso do blues elétrico com melodias mais etéreas do folk. O resultado dessa química é um som totalmente novo que escreveu as primeiras linhas da cartilha do rock dos anos 1970 em diante e mostrou o caminho, tanto para o hard rock e o heavy metal, quanto para diversas outras tendências musicais.