Os 12 melhores livros de 2021

Os 12 melhores livros de 2021

O ano de 2021, por absurdo que possa parecer, foi especialmente profícuo para a literatura. Pensando bem, o isolamento compulsório a que estivemos todos submetidos há até pouco tempo, devido à pandemia de covid-19, decerto colaborou para a pletora de lançamentos literários no decorrer dos últimos 12 meses, o que acabou por salvar a saúde mental de muitos.

O filósofo holandês Baruch de Spinoza (1632-1977) defendia que a natureza de divindade de um ente capaz de reger todos os outros residia exatamente no seu caráter de poder se imiscuir a tudo, afinal, todos os seres e mesmo todas as coisas têm seu lado luminoso, celestial, e sua porção sombria, que nunca é dada ao acaso, existe mesmo que obedecendo a uma determinação do próprio Altíssimo. Para muitos filósofos que se detêm sobre a obra de Spinoza, é dificílimo entender por que Deus, que tudo sabe, que vê todas as coisas que se passam desde o princípio dos tempos, inclusive as que ainda nem saíram do coração do homem, molda uma criatura à sua semelhança e imagem, mas uma criatura imperfeita, que peca, que rouba, que mata e, não satisfeito, malgrado saiba que o homem é fraco, é mau, o pune por suas faltas, quando, Nome sobre todo nome, deveria interferir e apartar do gênero humano a sanha bestial. Será por isso que males como pandemias grassam sobre a Terra de tempos em tempos?

Como não há mal que sempre dure, o homem cria beleza, mesmo caminhando sobre a morte. Prova disso é mais uma lista, essa com 12 livros, cujo lançamento se deu em 2021, no auge da peste, escolhidos pelos editores da Bula, como “Escute as Feras” (Editora 34), de Nastassja Martin, sobre uma antropóloga que se vê forçada a descer de seu pedestal de sabedoria e encarar uma ameaça nada afeta a elucubrações filosóficas, e “Trapaça no Harlem” (Harpercollins Brasil), de Colson Whitehead, que autor faz um estudo quase arqueológico de um bairro nova-iorquino que quase não existe mais. No caso de “O Lobo e Outros Contos” (Todavia), a coletânea reúne histórias curtas do literato germânico Hermann Hesse publicadas ao longo do século 20, mas que só agora vieram à luz no Brasil.