99 jornalistas essenciais do Twitter no Brasil em 2022 Foto / Diego Thomazini

99 jornalistas essenciais do Twitter no Brasil em 2022

Pelo terceiro ano, a Revista Bula realizou um levantamento com o objetivo de descobrir quais são, segundo os leitores, os jornalistas essenciais do Twitter no Brasil. Também foram considerados perfis que, embora não sejam jornalistas de formação, têm atuação jornalística em veículos de comunicação do país.

A consulta foi feita a assinantes da newsletter — via formulário de pesquisa — e colaboradores. As enquetes foram realizadas entre os dias 1 e 15 de junho de 2022. Entre os critérios estabelecidos para as indicações, deveriam prevalecer o conteúdo, o engajamento e a interatividade, sendo permitido aos participantes indicar perfis seguidos por dezenas ou milhares de usuários. Além disso, foram considerados apenas perfis públicos (não protegidos), de pessoas reais (ou pseudônimos com autoria conhecida) e com atualizações regulares em 2022.

Ao todo, 1.373 participantes responderam à série de enquetes. As indicações foram organizadas e filtradas, resultando em uma lista final. O resultado não pretende não pretende ser abrangente ou definitivo, pois corresponde apenas à opinião das pessoas consultadas.