As 10 bandas mais importantes da história do rock

As 10 bandas mais importantes da história do rock

O rock morreu? Gene Simmons garante que sim, mas há uma penca de gente que jura que não. Bom, o jeito de fazer o bom e velho rock and roll talvez esteja realmente morto, porque, na era do streaming, ninguém mais dá bola para os trabalhos conceituais que deram origem a álbuns icônicos na história da música, como “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band” ou “The Dark Side of the Moon”, por exemplo.

Aliás, só a extensão dos títulos desses álbuns já é suficiente para afastar a (pouca) paciência da turma da farofa pronta, pois, afinal de contas, quem quer ter que pensar quando o intuito é apenas se divertir, não é mesmo?

O que, apesar de triste por um lado, não deixa de ser um grande ponto de interrogação em nossas cabecinhas, porque as origens do rock e da música pop, em geral, remontam a um simples intento de balançar os ossos em busca da endorfina perdida em algum ponto dos nossos miseráveis cotidianos.

Bem a propósito — e isso é opinião particular minha — há algo de muito chato no messianismo roqueiro, ou na insistente arenga de que a música tem que “passar alguma mensagem”. Não é verdade: pesquisas científicas avançadíssimas (ironia mode on) dizem que música pode ser boa com ou sem mensagem alguma, como, aliás, nos atesta a vetusta música instrumental do período clássico de Mozart e Beethoven.

Mas é claro: se queremos provar que o rock não está morto e enterrado, e sim vivo e pulsante, uma boa prova disso —– por mais paradoxal que possa parecer — é que já faz muito tempo que não surge nada de novo que seja bom o suficiente para dizermos que temos aí um divisor de águas na sua história.

Isso atesta, pelo contrário, quão grandioso é o legado das grandes bandas e artistas do passado, ciclicamente copiados (num bom sentido, se é que isso é possível) pelas novas gerações, que continuam por aí vendendo e circulando — qualquer que seja o meio de reprodução — as ideias revolucionárias dos vanguardistas do rock. Todos eles, os antigos e os novos, contam com milhões de streamings nas plataformas mais usuais, basta uma olhadinha no spotify para constatar.

O que me leva, então, a elaborar uma lista das dez bandas mais importantes da história do rock. Esqueça aqui os critérios de habilidade e virtuosismo ou vendagens e recordes de streamings. A ideia é verificar como essas bandas foram capazes de introduzir novidades no cenário e influenciar vários grupos que vieram depois. Deixo de lado os artistas solo, já que uma eventual inserção deles faria a lista ficar extensa e, além disso, bifurcada entre “bandas mais importantes” e “artistas solo mais importantes”. Quem sabe uma futura lista própria.