Memórias de uma Gueixa, de Arthur Golden

Memórias de uma Gueixa, de Arthur Golden

Muita água na personalidade, olhos cinza azulados, elemento obstinado, alcança qualquer fenda. Destino. Essas são as memórias da gueixa Sayuri, que se inicia na infância ao ser vendida à okiya Nitta (espécie de casa de prostituição), em decorrência da morte materna. O mote central é a sua paixão platônica por um grande empresário. A obra possui bases biográficas, históricas e minúcias da cultura oriental. O autor, Arthur Golden, é Mestre em História da Arte Japonesa.  

O livro traz uma narrativa inteligente, assemelha-se a um jogo de xadrez; crucial prever o passo inimigo. O objetivo é vender bem o mizuage (virgindade) e conseguir um danna (cliente exclusivo) generoso no Japão dos anos 1930, pós-depressão. Nesta jornada, temos o duelo das poderosas gueixas Mameha, curadora da protagonista, e Hatsumomo, a última antagonista. 

A leitura é fluida, cheia de emoção, dessas que prende de um só golpe o leitor e sua respiração. Dica: É indispensável ler desde a nota do tradutor até aos agradecimentos. Não darei detalhes, sob pena de spoiler. Descubra!