5 romances para ver e rever na Netflix Divulgação / New Regency Productions

5 romances para ver e rever na Netflix

Romance é um dos gêneros mais venerados do cinema, mas também um dos mais subestimados. Considerado um gênero “inferior”, “feminino”, menosprezado por muitos homens, os romances são tratados como cidadãos de segunda classe no universo cinematográfico. Se as histórias de amor permeiam apenas o imaginário feminino, por que inúmeros romances melodramáticos foram escritos por homens? A sociedade ainda acredita que encontrar o amor e se casar é bom apenas para as mulheres. Os homens, por outro lado, costumam encarar os relacionamentos como prisões. Mas será mesmo? São eles os verdadeiros beneficiados pela companhia de uma mulher, já que as esposas são, em muitos casos, as únicas cuidadoras da família, enquanto nem todo homem é provedor.

Mas, sem querer problematizar demais os romances (embora eu ame isso), há histórias de amor — da vida real e da ficção — que dão certo e não servem apenas para alimentar o patriarcado ou minar a independência e a autonomia feminina. A verdade é que, quando o amor é verdadeiro, ele não aprisiona nenhum dos dois apaixonados, mas os liberta. Encontrar quem se ama é como encontrar seu lugar no mundo, é finalmente descobrir um sentido para a vida. Nunca subestime o poder do amor verdadeiro, porque dividir a vida com quem te valoriza é a melhor forma de vivê-la.

A Revista Bula selecionou algumas produções que vão recuperar sua fé e esperança no amor. Vamos lá?

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.