Os 82 mandamentos de Alejandro Jodorowsky para uma vida melhor

O site Dangerous Minds publicou uma lista com as máximas publicadas pelo jornalista, cineasta, psicólogo, escritor e ícone da contracultura Alejandro Jodorowsky para uma vida melhor. A lista foi adaptada do livro de memórias “The Spiritual Journey of Alejandro Jodorowsky” — lançado no Brasil com o título “A Jornada Espiritual de um Mestre” —, e resume 82 ensinamentos para quem, assim como o escritor, busca mudar hábitos e conquistar uma vida mais saudável. Os ensinamentos se originaram com o influente místico russo George Gurdjieff, e foram repassados a Jodorowsky pela filha de Gurdjieff, Reyna d’Assia, durante a jornada espiritual do escritor.

Nascido em Tocopilla em 1929, no interior do Chile, Jodorowsky se mudou para Santiago aos 20 anos para iniciar os estudos universitários. À época ele já trabalhava como palhaço e artista de marionetes. Em 1953, se mudou para Paris para estudar mímica. Na cidade luz, o artista conheceu Roland Topor e Fernando Arrabal. Juntos, os três criaram um movimento multimídia, que realizava performances unindo teatro, literatura e cinema.

Durante os anos 1950, Alejandro Jodorowsky escreveu peças teatrais e livros. Na década seguinte, ele começou a carreira como diretor teatral em Paris e na Cidade do México. Já a carreira como escritor decolou em 1970, após o lançamento de “El Topo”, que se transformou um fenômeno de vendas na América graças ao principal fã da publicação, John Lennon. Cinco anos depois, o escritor retornou à França para se dedicar à versão cinematográfica de “Duna”, que acabou não saindo do roteiro.