Se você gosta de ler e também de ver como essas histórias são contadas por meio das imagens, deve imediatamente conferir essas produções disponíveis na Netflix. Nesta lista, a Revista Bula te conta quais filmes foram inspirados em livros para você ler, assistir e comparar. É sempre interessante observar como a mensagem consegue usar vários meios para falar com o público. As linguagens são completamente diferentes e isso pode até chocar algumas pessoas. Enquanto os livros usam muitas palavras e precisam esmiuçar detalhes para fazer o leitor visualizar mentalmente, se ambientar e compreender, o cinema não precisa oferecer ao espectador muitas palavras ou várias das cenas descritas nos livros, porque o discurso cinematográfico comunica por meio de códigos visuais, que usam expressões faciais, disposição cenográfica, luzes e sombra, fotografia e música. Destaques para “Um Marido Fiel”, de 2022, de Barbara Topsøe-Rothenborg; “22 de Julho”, de 2018, de Paul Greengrass; e “Uma Noite de 12 Anos”, de 2018, de Álvaro Brechner. Os títulos disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Christian e o Leonara são, aparentemente, um casal perfeito. Eles têm um filho que acabou de se curar de uma doença grave e agora o futuro parece brilhante novamente. Durante uma festa da empresa de Christian, Leonara vê o marido com uma moça mais jovem e pressente que ele irá deixá-la. Se sentindo injustiçada, já que Leonara sacrificou sua carreira e desistiu de tudo para cuidar do filho doente e de sua família, ela decide tomar medidas extremas contra Christian. Mas ele também tem planos misteriosos contra a esposa.
Behring Breivik é um autoproclamado fascista, que explode um prédio do governo e mata oito pessoas. Em seguida, ele segue para um acampamento adolescente e mata 69 deles e deixa outros feridos. Após esses eventos trágicos, o filme acompanha Viljar Hanssen, um adolescente que ficou gravemente ferido durante o atentado, mas lutou e conseguiu sobreviver. Agora, ele e o irmão menor, que não se feriu durante a tragédia, tentam superar o trauma ao lado de sua família carinhosa. Ao mesmo tempo, o autor dos atentados, Brievik, encara o tribunal diante de uma Noruega comprometida em restaurar seu compromisso com a humanidade.
Ambientado no Uruguai, em 1973, o enredo narra a história de três prisioneiros da Ditadura Militar no país: José Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández. Presos e torturados em uma noite de outono, os prisioneiros são movidos por diversos quartéis de todo país em celas solitárias com objetivo de tortura mental. Eles permanecem isolados em espaços minúsculos, onde ficam encapuzados, em silêncio, subnutridos com suas necessidades mais básicas negadas por mais de uma década.
Wilfred James é um fazendeiro no Nebraska com uma esposa amarga, chamada Arlette, e seu filho leal, Henry. Arlette claramente não gosta da vida no campo e deseja vender sua metade da fazenda para uma empresa local. Wilf tem arrepios de pensar na possibilidade de se mudar para a cidade. Ele decide que a única forma de solucionar esse dilema é matando Arlette, e convence seu filho de ajudá-lo. No entanto, ele terá de enfrentar as consequências inesperadas de suas escolhas.
Badahur é um canadense politicamente consciente que se formou em jornalismo, mas não consegue um emprego na área. Ao conhecer o famoso jornalista Seymour Tolbin, que o aponta algumas direções para sua carreira, Badahur decide ir para a África cavar sobre o contexto socioeconômico dos navios piratas. Lá, ele consegue entrar em uma dessas embarcações, obtendo imagens de vídeo dos reféns, incluindo o sequestro de Maersk Alabama, contado em “Capitão Phillips”. Sua esperança é conseguir vender o material para a CBS e se tornar um jornalista investigativo de renome.
Quando o caminho do solitário Driver se cruza com o da vizinha Irene, ele não consegue evitar se apaixonar. Driver é um dublê de filmes que faz bicos como motorista de ladrões de banco. Irene é uma mãe solteira cujo ex-marido, Standard, é um criminoso que coloca a vida dela e do filho em risco ao dever para o Sindicato do Crime. Para defendê-la dos malfeitores, o lacônico Driver irá mostrar que é mais perigoso e mortal do que aparenta.
Baseado no livro de relatos autobiográficos de Susanna Kaysen, o filme inicia com sua tentativa de tirar a própria vida e, em seguida, seu encaminhamento para um hospital psiquiátrico. Diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline, ela conhece outras jovens com quem se identifica e que também sofrem de transtornos psiquiátricos. Entre elas, Lisa Rowe é uma moça rebelde, sedutora e sociopata, com quem Susanna planeja sua fuga da internação.