Segundo pesquisa, mulheres estressadas fazem bem à saúde

Segundo pesquisa, mulheres estressadas fazem bem à saúde

De acordo com uma pesquisa realizada por sociólogos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, para os homens, ter uma mulher estressada e teimosa pode trazer alguns benefícios para saúde. O estudo entrevistou mais de 600 casais ao longo de cinco anos e descobriu que os homens que reclamam do estresse de suas parceiras têm menos chances de desenvolver diabetes ou, caso já tenham a doença, conseguem fazer um tratamento bem-sucedido. 

Segundo Hiu Liu, socióloga especialista, isso acontece porque as mulheres “chatas” estão constantemente regulando os comportamentos de saúde dos seus companheiros, principalmente se eles já possuem alguma patologia. E, ainda que isso seja visto como irritante pelo homem, contribuiu para melhorar significativamente a qualidade de vida dele. 

O monitoramento dos casais foi realizado por meio de questionários, com perguntas que investigaram quão felizes os participantes estavam com seus relacionamentos, se o parceiro(a) lhes fazia cobranças constantemente e com qual frequência eles eram criticados pelo outro. “O estudo desafia a suposição tradicional de que os problemas na vida conjugal são sempre prejudiciais à saúde. Às vezes, incomodar é cuidar”, disse Hui Liu.

O diabetes exige um monitoramento frequente e, como os homens são mais dispersos, as mulheres os incentivam a fazê-lo. Nos Estados Unidos, a doença é a sétima principal causa de morte, por esse motivo estudos como o de Hiu Liu são tão necessários. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, o diabetes também está entre as doenças que mais matam.