5 filmaços baseados em livros e indicados ao Oscar, na Netflix Jaap Buitendijk / Paramount Pictures

5 filmaços baseados em livros e indicados ao Oscar, na Netflix

O cinema pode ter diversas fontes de inspiração: a vida, o teatro, os livros… Aqui, nesta lista, selecionamos algumas das melhores obras disponíveis na Netflix que foram inspiradas pela literatura. Não apenas as páginas dessas histórias se tornaram fenômenos mundiais, conquistando milhares de fãs em diversos países, como os filmes também impressionaram por sua transposição ajustada para as telas, com uma compactação no nível ideal, sem suprimir partes significativas das obras literárias, mas oferecendo novos significados e metáforas por meio das imagens.

Não, os filmes não exatamente simplificam os livros, eles os sintetizam, embora o tempo cinematográfico quase sempre exija que as histórias sejam encurtadas. Detalhes são retirados, mas saber contextualizar tudo para que nada perca sentido ou significado na tela faz parte da construção das obras-primas de diretores talentosos. Foi o caso de Francis Ford Coppola, que não apenas transpôs a história da família Corleone, de “O Poderoso Chefão”, para as telas, mas a aprimorou, criando um marco sem precedentes no cinema.

Um bom diretor sabe escolher as cenas perfeitas do livro e capturá-las por meio de lentes carregadas de emoção e simbolismo. Sabe usar os diálogos para manter o interesse do espectador, em vez de entediá-lo. Sabe construir sequências que criem a tensão dramática ideal para sustentar a narrativa. Os filmes desta lista são verdadeiros modelos de como usar a literatura a favor do cinema, e vice-versa.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.