Edward Said deve estar se revirando no próprio túmulo com sátira ruim sobre colonialismo na Mubi Divulgação / Spacemaker Productions

Edward Said deve estar se revirando no próprio túmulo com sátira ruim sobre colonialismo na Mubi

Segundo longa-metragem de Amalia Ulman, “Magic Farm“ é uma pequena produção apoiada pela Mubi que simula a gravação de uma série documental sobre a cultura do clickbait. Uma equipe de mídia viaja até uma cidadezinha argentina em busca de um personagem que viralizou na internet, apenas para descobrir que está no país errado, e que várias cidades da América do Sul compartilham o mesmo nome. Para não voltar de mãos vazias, o grupo começa a recrutar moradores excêntricos para fabricar pequenas farsas e “salvar” seu programa.

Comédia romântica na Netflix com Melissa McCarthy é o colapso tecnológico mais fofo que você vai ver Divulgação / New Line Cinema

Comédia romântica na Netflix com Melissa McCarthy é o colapso tecnológico mais fofo que você vai ver

Comédias sobre inteligência artificial tendem a cair em dois extremos: a distopia tecnológica ou o otimismo ingênuo. “Superinteligência” tenta ocupar um meio-termo improvável, onde o apocalipse digital é apenas o pano de fundo para um romance de gente comum, com suas inseguranças e contradições. Melissa McCarthy é o fio condutor dessa fábula contemporânea, uma mulher comum escolhida por uma entidade artificial para representar o destino da humanidade, uma escolha tão absurda quanto simbólica.

Baseado em uma história real, filme com Michael B. Jordan e Jamie Foxx na Netflix vai te deixar sem chão Divulgação / Warner Bros.

Baseado em uma história real, filme com Michael B. Jordan e Jamie Foxx na Netflix vai te deixar sem chão

“Luta por Justiça” é o tipo de filme que dispensa artifícios para comover. Baseado na história real de Bryan Stevenson, jovem advogado formado em Harvard que decide abrir mão de uma carreira promissora para defender condenados injustamente no Alabama, o longa revela com sobriedade o abismo entre o ideal jurídico e a realidade racial norte-americana. Não há heroísmo fabricado nem sentimentalismo exagerado.

Comédia com Morgan Freeman e Alan Arkin, na Netflix, é aquele tipo raro de filme que abraça sem precisar dizer nada Divulgação / New Line Cinema

Comédia com Morgan Freeman e Alan Arkin, na Netflix, é aquele tipo raro de filme que abraça sem precisar dizer nada

Há um certo prazer em assistir três velhos amigos decidindo que o crime é uma boa ideia. Especialmente quando esses amigos são Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin. Em “Despedida em Grande Estilo”, o assalto ao banco é menos sobre dinheiro e mais sobre dignidade. Eles não querem apenas reaver o que lhes foi tirado por um sistema que devora aposentadorias e promete estabilidade apenas para quem não precisa dela.

Trágico e bruto, o filme ganhador do Oscar que Denzel Washington considera sua melhor atuação está na Netflix Divulgação / Paramount Pictures

Trágico e bruto, o filme ganhador do Oscar que Denzel Washington considera sua melhor atuação está na Netflix

A história observa o peso de expectativas transmitidas dentro de casa e como decisões tomadas no trabalho, na rua e na mesa do jantar redesenham destinos. Em tom de drama, o filme acompanha um homem que tenta consolidar dignidade em tempos de oportunidades limitadas e, ao fazê-lo, ergue barreiras que atingem quem mais o cerca. O olhar recai sobre relações, rotinas e escolhas que se repetem até virar regra. Importam os gestos, a autoridade exercida, o que se fala e o que fica guardado, sempre com consequências visíveis.