A estranha beleza de ver Noah Baumbach operar em escala hollywoodiana em Jay Kelly, na Netflix Divulgação / Pascal Pictures

A estranha beleza de ver Noah Baumbach operar em escala hollywoodiana em Jay Kelly, na Netflix

“Jay Kelly” é, provavelmente, o filme de Noah Baumbach que mais se aproxima da gramática hollywoodiana. O cineasta, conhecido inicialmente por sua ligação com o cinema Mumblecore, marcado por baixo orçamento, atmosfera alternativa e narrativa mais intimista, agora experimenta uma faceta maior, uma embalagem mais industrial e claramente inserida dentro do mainstream.

“A epopeia da idiotice humana”

“A epopeia da idiotice humana”

Nesta nova tradução comentada de Bouvard e Pécuchet, clássico absoluto de Flaubert, acompanhamos dois copistas mergulhando em saberes de segunda mão e fracassando estrondosamente em tudo o que tentam. O romance escancara a idiotice humana que hoje se espalha por fake news, grupos de ódio, gurus improvisados e certezas rasas nas redes. Em um mundo que abandona livros, ciência e história, Flaubert oferece um retrato satírico e brutalmente atual da cultura superficial que nos cerca e expõe com ironia feroz.

The New Yorker: 100 anos de história é o documentário que transforma jornalismo em arte dentro da Netflix

The New Yorker: 100 anos de história é o documentário que transforma jornalismo em arte dentro da Netflix

“The New Yorker: 100 Anos de História” é um banquete para quem adora jornalismo, mas não só. Em pouco mais de hora e meia, Marshall Curry repassa a história dos Estados Unidos a partir de capas, reportagens, desenhos, perfis, ensaios e, naturalmente, textos ficcionais que revelaram talentos como John Hersey (1914-1993), Saul Bellow (1915-2005), Truman Capote (1924-1984) e James Baldwin (1924-1987). Um fenômeno.

O filme turco mais emocionante e delicado que você ainda não viu está surpreendendo quem descobre no Prime Video Divulgação / Amazon Prime Video

O filme turco mais emocionante e delicado que você ainda não viu está surpreendendo quem descobre no Prime Video

“Dois Mundos, Um Desejo” confirma a tradição da delicadeza pungente do cinema turco, feito de tramas sempre envoltas na bruma de um mistério qualquer. Delirante, mas também objetivo, o filme de Hakan Kirvavaç, o Ketche, equilibra-se entre duas instâncias, jogando luz sobre personagens que padecem de uma fragmentação para além de nossa vã filosofia.

O Vizinho: Samuel L. Jackson encarna policial que decide controlar quem vive ao lado em thriller na Netflix Divulgação / Screen Gems

O Vizinho: Samuel L. Jackson encarna policial que decide controlar quem vive ao lado em thriller na Netflix

O cinema norte-americano produz há décadas histórias que exploram disputas aparentemente banais entre moradores de um mesmo bairro e que, gradualmente, escalam para situações insustentáveis. “O Vizinho“, lançado em 2008, segue essa linha ao se apoiar na tensão doméstica e no poder desequilibrado que um policial pode exercer quando decide usar a lei como escudo para seus impulsos mais autoritários.