Depois de Enola Holmes, conheça outros parentes desconhecidos de Sherlock Holmes

Depois de Enola Holmes, conheça outros parentes desconhecidos de Sherlock Holmes

Dia desses, a galera muito louca do Twitter fez Sherlock Holmes chegar aos Trending Topics. De repente, o detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle disputava espaço com Felipe Neto e “A Fazenda”, veja você. O motivo foi o lançamento de “Enola Holmes”, da Netflix. No filme, Millie Bobby Brown, a Eleven de “Stranger Things”, é a irmã mais nova do investigador, interpretado por Henry Cavill (“interpretado”, no caso, é forçação de barra minha. Cavill faz aquilo de sempre: muita pose e biquinho, como se estivesse num ensaio de moda da “GQ”).

Enola Holmes foi criada pela autora americana Nancy Springer, em 2006, e já apareceu em seis livros. Mas os cherloques do Twitter não sabiam e ficaram perplexos ao descobrir que a menina era inventada. Pior ainda! Perceberam também que sequer o irmão famoso tinha existido! E assim o personagem de Conan Doyle foi parar nos TTs.

Você debocha, vil leitor, mas essa confusão é histórica. Visitei duas vezes o Museu Sherlock Holmes, em Londres, que fica no 221B da Baker Street. É supostamente a própria casa onde Holmes e Watson teriam morado, agora transformada em museu. Mas isso é apenas uma cortesia da prefeitura para manter a ilusão. A numeração da rua foi mudada e o prédio, na verdade, está na altura do 237 B. Sherlock nunca existiu, eu juro. Apesar disso, uma das atrações do pequeno museu são cartas reais que pedem ajuda ao detetive fictício. São mensagens enviadas desde 1887, quando as aventuras do investigador começaram a ser serializadas na revista britânica “Strand Magazine”. Sherlock Holmes é um fenômeno pop desde a primeira história, “Um Estudo em Vermelho”. Ele sobreviveu à morte do próprio criador e continua por aí, ganhando livros novos e até irmãs. A fanfiction praticamente nasceu com ele e o detetive foi copiado, imitado, parodiado e satirizado. Como gosto muito do Sherlock Original e também dos Sherlocks Alternativos, fiz uma listinha das minhas obras favoritas com o detetive, mas não escritas por Arthur Conan Doyle, seu criador. E é tudo livro de verdade, eu juro. No shit, Sherlock!