Autor: Edson Aran

Tô Tarado: uma saga sertaneja de solidão e sofrência

Tô Tarado: uma saga sertaneja de solidão e sofrência

Mudou uma família pra roça aqui do lado e tinha uma moça até que ajeitadinha. De longe, era até bonita. O problema é que a moça era mudinha. Falava tudo enrolado. Me contaram que ela cortou a língua com a faca da avó, que ficava guardada num baú debaixo da cama. Tem base, doutor? Tanta coisa pra enfiar na boca e a mulher enfia uma faca? Tem gente que é besta demais da conta, não é não?

O problema fiscal

O problema fiscal

A grande mudança ocorrida nesse nosso século distópico e despótico é o isolamento de grupos sociais em bolhas incomunicáveis. Todo o resto é consequência. A divisão artificial e marqueteira em tribos antagônicas é muito boa para vendedores de tranqueiras. Mas quem compra bugigangas também compra ideias e, sem a possibilidade de confrontar suas opiniões com visões diferentes de mundo, acaba virando um fanático.

Indiana Jones, aquele ladrão colonialista Jonathan Olley / Lucasfilm

Indiana Jones, aquele ladrão colonialista

Uma produção cinematográfica deveria ser julgada apenas pelo que entrega: roteiro, direção, atuação, fotografia, criatividade, inventividade etc. Mas vivemos numa época toda descontruída, onde a ostentação de virtude virou peça de marketing e a divisão da sociedade em bolhas é modelo de negócios. Debater a postura de personagens fictícios fornece desculpa de consumo para audiências melindradas pois Hollywood, afinal, depende do seu ingresso.

A marcha da insensatez Foto / Will Rodrigues

A marcha da insensatez

Meu sonho sempre foi escrever um texto com esse título, parecendo editorial de jornal dos anos 1930. A oportunidade chegou: neste mês, “comemora-se” dez anos das infames “Marchas de Junho” de 2013.
Não sou sociólogo, antropólogo ou influencer, mas estava lá e posso palpitar. Além disso, eu adoro uma teoria conspiratória e adoto como lema as sábias palavras de Joseph Heller, autor de “Ardil 22”: “Você pode ser paranoico, mas isso não significa que não estejam tramando contra você”.

Como beber whisky

Como beber whisky

Antes de beber, compre o whisky. Algumas pessoas costumam entrar em lojas de bebidas e sair bebendo, mas isso dá encrenca. Por algum motivo misterioso, gente que bebe não tem credibilidade alguma com a polícia, enquanto os donos de loja têm bastante. Certifique-se, contudo, de que a loja realmente vende bebida. Tentativas de comprar whiskies em açougues ou petshops são mal sucedidas em 93% dos casos, diz pesquisa.