10 livros de ficção que todo professor deveria ler

10 livros de ficção que todo professor deveria ler

Não gostar de ler é um insulto. Calma, eu explico! Em tempos de informação fácil, disponibilizada gratuitamente por meio da internet, com acervos inteiros em sites especializados, robustos compêndios acessíveis, discursos simples e complexos, artigos de divulgação e livros digitalizados, para todos os gostos e apetites, obter uma boa leitura tornou-se algo democrático. Sobretudo, enquanto existem os experts de Whatsapp, informação de qualidade é essencial. Nem é preciso dizer que os professores, formadores de opinião por excelência, são os legítimos bebedores dessa fonte. Leitura não é só importante, é fundamental! Lendo se aprende a ler e escrever. E digo isso, porque saber ler é uma qualidade baseada na formação. Subestimada, a leitura é a grande heroína de todos os tempos. É um clichê, mas ler faz viajar! Literalmente, esse ditado faz sentido e pode ser extrapolado em outra direção. É possível conhecer o mundo por meio dos livros e, também, há uma possibilidade de contar sobre o mundo escrevendo um livro. Ou, reformulando, viajar faz ler.

Essa é uma boa premissa para cultivar novos educadores com conhecimento além daquele obtido em sua formação básica. Em todos os ambientes de ensino, Literatura pode ser inserida, para incrementar o discurso, melhorar o aprendizado e dar exemplos amplos de características especificas de disciplinas escolares. Na Literatura de ficção, por exemplo, autores de renomada importância sugaram informações de livros científicos e de cientistas importantes. Ian McEwan, em seu livro “Solar”, dá um exemplo significativo do conflito entre vaidade e envergadura científica quando narra a história de um físico em fim de carreira, premiado, que produziu, com seu poderoso intelecto, um modelo físico-matemático fundamental. A expertise do autor atesta o mundo acadêmico com singular capacidade e acerta em mostrar nuances elaboradas dos perfis dos docentes e dos pesquisadores da ciência. Ou ainda, o livro “Stoner”, de John Wlliams, que mostra a rotina de um professor universitário, suas desventuras, suas obrigações, os percalços de sua profissão, sua ruína e sua glória, mesmo que essa seja fugaz e curta. Nesta personagem, o professor pode se enxergar.

Além disso, a Literatura, essencialmente, é uma arte do estudo do comportamento e das situações. A excelência literária das grandes histórias prosadas está em suas personagens famosas, emblemáticas e que nunca são esquecidas. Não são poucos os escritores personagens, uma moda entre autores, mas também, pode-se afirmar, que o professor surge, de maneira não incomum, em grandes romances clássicos e modernos. Nesse texto, gostaríamos de mostrar que alguns livros, dentre centenas, são sugestões de leitura essencial para professores.