As 10 maiores jogadoras da história do futebol

As 10 maiores jogadoras da história do futebol

A história do futebol feminino se condensa com a própria luta das mulheres por direitos civis e políticos. Em muitos países no mundo, como no Brasil, o esporte já foi alvo proibição legal, já que, pelos conceitos morais sociais da época, considerava-se a prática como prejudicial à natureza feminina. Ainda assim, após anos de chumbo, com incontáveis dificuldades e empecilhos, o futebol feminino finalmente se consolidou, muito embora ainda busque mais adeptos e entusiastas para que possa ter a merecida atenção de outras modalidades esportivas.

Em competições internacionais, a história do futebol feminino começou a se desenhar com a primeira Copa do Mundo, em 1991, na China. Vieram então os Jogos Olímpicos e adotaram a modalidade em 1996, em Atlanta, capital da Geórgia, nos Estados Unidos. De lá para cá, um esquadrão destoa: o norte-americano faturou simplesmente quatro dos seis ouros olímpicos e três mundiais de sete disputados. É uma supremacia e tanto, ainda que na última disputa Olímpica as americanas tenham sido precocemente eliminadas, ainda nas quartas-de-final.

Com o destaque, vieram o reconhecimento e as premiações internacionais individuais. A FIFA, em 2001, iniciou a eleição de melhor jogadora do mundo, com 18 edições do evento até aqui. Isso quer dizer que, durante um longo intervalo de dez anos, mesmo com competições organizadas, não havia um reconhecimento do porte de um prêmio da maior entidade futebolística do planeta ao futebol feminino. A maior vencedora é a brasileira Marta, que continua em atividade. A gênio ganhou seis edições, das quais cinco foram sequenciais. Um número que impressiona e é bastante relevante para se notar o quanto ela é importante para a história do futebol.

Contando desse período considerado moderno e profissional do esporte feminino, estabelecemos um ranking das melhores jogadoras que já pisaram nos gramados mundiais até então. Sem a pretensão de esgotar as considerações sobre possíveis injustiças, levamos em conta não apenas reconhecimentos individuais e conquistas coletivas, mas também o futebol apresentado ao longo da carreira e o poder de decisão em determinados eventos especiais.

Assim, apresentamos nosso ranking das dez melhores jogadoras de futebol feminino, em ordem decrescente de posição.