7 suspenses inteligentes para assistir na Netflix Divulgação / Shudder

7 suspenses inteligentes para assistir na Netflix

Se você é o tipo de sujeito que não se assusta com jump scares e precisa que o medo seja cultivado por meio de uma história inteligente, plausível ou convincente, separamos a lista ideal para você. Aqui, os medos são reais e, quando se misturam com a fantasia ou a religião, fazem analogias poderosas com as crises da contemporaneidade, mostrando que o cinema é uma arma potente e criativa contra o atrofiamento do cérebro. Esses filmes estão prontos para te incomodar, te revoltar e até te surpreender.

E se você acha que os suspenses são obras fracas e superficiais, que só buscam o entretenimento raso, esta lista está aqui para te provar o contrário. Esses suspenses constroem lentamente uma tensão, dilatando o tempo e prolongando o sofrimento do espectador. Mais que um mero susto, esses filmes são experiências físicas: colocam seu corpo em estado de alerta, apuram seus instintos de sobrevivência e mexem com sua inteligência emocional. É preciso ter estrutura psicológica.

Para Hitchcock, o mestre do gênero, o suspense acontece quando o público sabe de algo que os personagens ainda não sabem. Isso quer dizer que o suspense não é a revelação do medo, mas a expectativa em torno dele. Um bom suspense cria pistas visuais, brinca com silêncios e sons, transforma luzes e sombras em ferramentas de tensão. Se você ainda não assistiu a nenhum desses filmes por medo de a experiência não valer a pena, trate já de rever seus conceitos.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.