Autor: Fernanda Santos

O épico do cinema indicado a 104 prêmios e que levou mais de 2 bilhões de reais nas bilheterias globais Divulgação / Universal Pictures

O épico do cinema indicado a 104 prêmios e que levou mais de 2 bilhões de reais nas bilheterias globais

“Gladiador” foi um fenômeno, conquistando 5 Oscars, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Ator para Russell Crowe, além de outras 7 indicações. O filme não só recebeu reconhecimento da Academia, mas também foi amplamente aclamado em festivais ao redor do mundo, acumulando mais de 100 prêmios. Crowe, que ganhou seu primeiro e único Oscar por sua atuação, interpretou o general romano Maximus, um papel que inicialmente foi oferecido a Mel Gibson e Tom Cruise, ambos recusaram.

Indicada a 74 prêmios e vencedora de 3 Oscars, obra-prima inesquecível do cinema está na Netflix Divulgação / Focus Features

Indicada a 74 prêmios e vencedora de 3 Oscars, obra-prima inesquecível do cinema está na Netflix

A adaptação cinematográfica de Roman Polanski, lançada em 2002, é amplamente considerada uma das melhores produções da história do cinema. O filme foi indicado a sete Oscars, conquistando três: melhor ator para Adrien Brody, melhor direção para Polanski e melhor roteiro adaptado. Polanski, que vive na Suíça devido a uma condenação nos Estados Unidos, não pôde comparecer à cerimônia de premiação.

Comédia romântica mais que fofinha para você assistir com seu amor, no Prime Video Divulgação / Federal Films

Comédia romântica mais que fofinha para você assistir com seu amor, no Prime Video

Baseado no romance homônimo de Sally Thorne, “O Jogo do Amor — Ódio” é uma comédia romântica dirigida por Peter Hutchings e roteirizada por Christina Mengert. Lançado em 2021, o filme centra-se em dois assistentes de CEOs de uma editora que não se suportam e vivem em constante conflito. Lucy Hutton (Lucy Hale) é desorganizada e competitiva, apaixonada por livros desde a infância e determinada a avançar em sua carreira. Do outro lado, Joshua Templeman (Austin Stowell) é igualmente competitivo, detalhista, adora corrigir os erros gramaticais de Lucy, é meticuloso e comprometido. Seus chefes vinham de editoras distintas de Nova York que se fundiram, forçando-os a coexistir e competir por promoções.

Baseado em épico da literatura, filme na Netflix é considerado um dos mais belos da história do cinema

Baseado em épico da literatura, filme na Netflix é considerado um dos mais belos da história do cinema

O meticuloso trabalho do diretor encontrou eco na dedicação de Daniel Day-Lewis, consagrado com três Oscars de Melhor Ator. Day-Lewis imergiu completamente no papel de Hawkeye, um homem branco criado por nativos moicanos desde os dois anos de idade. Para compreender a fundo a mentalidade e o modo de vida de seu personagem, o ator passou meses isolado no deserto, vivenciando atividades como caça e pesca, além de receber treinamento militar para aprimorar suas habilidades de tiro e combate.

Filmaço com Jon Hamm e Rosamund Pike, na Netflix, é uma aula sobre conflitos no Oriente Médio Sife Eddine El Amine / Bleecker

Filmaço com Jon Hamm e Rosamund Pike, na Netflix, é uma aula sobre conflitos no Oriente Médio

Em 2018, o diretor Brad Anderson, conhecido por sua obra “O Operário”, nos brindou com “Beirute”, um filme estrelado por Jon Hamm e Rosamund Pike. Embora as filmagens tenham ocorrido em solo marroquino, a trama se desenrola em Beirute, Líbano, no turbulento ano de 1982. Neste contexto caótico de uma guerra civil, somos apresentados a um agente da CIA que se encontra nas garras de sequestradores muçulmanos.