Autor: Carlos Augusto Silva

O conto de fadas de Thomas Mann

O conto de fadas de Thomas Mann

“Sua Alteza Real”, segundo romance de Thomas Mann, parece estranho a qualquer um de seus leitores mais familiarizados. O criador de “Morte em Veneza” é conhecido como um autor de decadência e realismo simbólico, mestre do uso das alegorias para analisar e dar forma a um mundo doente, não apenas nas subjetividades psicológicas, mas igualmente em suas nuances sócio-históricas.

O tempo do ser. O tempo que importa

O tempo do ser. O tempo que importa

Não é importante que fiquem muitos em sua jornada. É importante que fiquem os que a semeadura do tempo deixar, eles que colhem suas fraquezas e defeitos como o boticário colhe o orvalho de certas flores para delas fazer seu alquímico aroma, poder de transformar uma gota que cai do céu em um perfume inesquecível.

Fazer 40 anos: ensaio de ideias ficcionais Anton Ivanov / Shutterstock

Fazer 40 anos: ensaio de ideias ficcionais

Talvez esta seja mesmo a grande epifania das idades. Uma espécie de glória botânica ou cativa dos animais e de tudo o que é vivo. Um momento espiritual, também moral. É um costume dos pagãos e uma celebração dos religiosos. É o dia a dia dos aniversários, mas dentre os aniversários, é o mais aniversário de todos os aniversários. Quarenta anos: o aniversário dos aniversários.